Translate

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

 DIRIGIDO PARA QUEM DESEJA TRANSFORMAR-SE

Então você realmente imaginou que – quando lhe fosse permitido considerar-se meu chela* – as negras recordações de seus erros passados estariam também ocultas de meu conhecimento, ou que eu sabia e mesmo assim perdoava? Você imaginou que eu era conivente com eles? 
 
Tolo…! três vezes tolo! Foi para ajudar a salvá-lo de seu Eu mais vil, despertar-lhe melhores aspirações; fazer com que a voz de sua “alma” desrespeitada fosse ouvida; para dar-lhe um estímulo para fazer alguma reparação… por estes motivos, somente, seu pedido para se tornar meu chela foi atendido. 
 
Somos os agentes da Justiça, não os lictores* sem sentimentos de um deus cruel. Mesmo indigno como você tem sido, colocando fora de modo vil seus talentos… cego como tem sido em relação aos clamores de gratidão, virtude e equidade, ainda assim você possui as qualidades de um homem bom – (adormecidas, na verdade, até agora!) e de um chela útil. 
 
Mas até quando continuarão suas relações conosco – isto depende somente de você. Você pode esforçar-se para sair do lodo, ou deslizar de volta até profundezas de vício e miséria agora inconcebíveis para sua imaginação… Lembre-se… de que você está diante de seu Atma*, o qual é seu juiz, e que nem sorrisos, nem falsidades, nem sofismas podem enganar. 
 
Até aqui você recebeu apenas pequenos bilhetes de mim e – não me conhecia; agora me conhece melhor, pois sou eu que o acuso diante de sua consciência alertada. Você não precisa fazer promessas da boca para fora a Ele (Espírito) ou a mim, nem confissões pela metade. Ainda que… você derrame oceanos de lágrimas e rasteje na poeira, isso não alterará em nada a balança da Justiça. 
 
Se quiser recuperar o terreno perdido, faça duas coisas: promova a mais ampla, mais completa reparação… e dedique suas energias ao bem da humanidade… Tente preencher cada dia com pensamentos puros, palavras sábias, ações amáveis. 
 
Não darei ordens, nem irei mesmerizar você, nem o influenciarei. Mas sem que perceba e quando talvez você vier – como tantos outros – a desacreditar de minha existência, estarei observando sua trajetória e simpatizando com suas lutas. Se você sair vitorioso no final de sua provação, serei o primeiro a dar-lhe parabéns.
 
Você aspira a ser um transformado? seja um – se puder sê-lo de fato. Mas antes de sair pregando com um coração e uma vida prática que contradizem seu discurso – bendiga o raio que cause a sua morte, pois cada palavra irá acusá-lo no futuro. 

Carta de um sábio oriental que mostra o aspecto rigoroso do verdadeiro aprendizado
 
Mensagem recebida por email, sem identificação do autor e da fonte. Postei porque o conteúdo, a meu ver, é profundamente verdadeiro. 
 
NOTA:

* Chela: discípulo 

*Lictores: Oficiais que andavam à frente dos principais magistrados da antiga Roma, levando, para as execuções da justiça, uma machadinha envolvida num feixe de varas.

*Atima: Espírito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário