Translate

terça-feira, 7 de novembro de 2023

A PRECE E A ORAÇÃO

 
Vós orais em vosso sofrimento e em vossa necessidade; antes pudésseis orar também na plenitude de vossa alegria e em vossos dias de fartura. Pois, o que é a oração senão a expansão de vosso próprio ser para o éter vivo?
 
E se é confortável para vós derramar vossas trevas no espaço, também é deleite para vós espargir a alvorada de vosso coração. E se não podeis segurar o pranto quando vossa alma vos convida à prece, esta deveria vos espicaçar mais e mais, por entre as lágrimas, até que orásseis rindo. 
 
Quando orais, vos elevais às alturas onde encontrais aqueles que estão orando nessa mesma hora, e que talvez nunca encontrásseis a não ser pela oração. Portanto, que vossa visita ao templo invisível tenha apenas por finalidade o êxtase e a doce comunhão.
 
Pois se fordes entrar no templo sem outro propósito que pedir, não sereis recebidos. E se nele entrardes para vos humilhardes, ninguém vos  levantará: Ou mesmo que aí entrardes para mendigardes favores para os outros, não sereis ouvidos. É o bastante que entreis no templo invisível. 
 
Eu não posso ensinar-vos a orar com palavras. Deus não escuta vossas palavras, a menos que Ele mesmo as pronuncie através de vossos lábios. E não posso ensinar-vos a prece dos mares, das florestas e das montanhas. Mas vós que nasceste das montanhas, das florestas e dos mares, podeis encontrar suas preces em vossos corações.

E se vós apenas escutardes na quietude da noite, os ouvireis a dizer em silêncio: "Deus Nosso, que és nosso Eu alado, é Tua vontade que quer em nós. É Teu desejo que deseja em nós. É o Teu querer em nós que pode transformar nossas noites, que Te pertencem, em dias que também são Teus".
 
Nada podemos pedir-Te, pois conheces nossas necessidades antes mesmo que nasçam em nós. Tu és nossa necessidade; e dando-nos mais de Ti mesmo, Tu dai-nos tudo.
 
Khalil Gibran, do livro "O Profeta"
https://drive.google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário