Translate

domingo, 9 de janeiro de 2022

OS PALHAÇOS E AS PALHAÇADAS DA VIDA

Este mundo é um circo de palhaços.
 
A vida do homem é uma palhaçada – uma humana comédia – que não deve tornar-se uma divina comédia.
 
A única coisa que o homem sensato pode fazer é descer do palco dos atores e sentar-se na plateia dos espectadores da grande palhaçada da vida; olhar de longe a comédia, sem tomar parte de perto. Ou então, se tal for a sua missão, subir ao palco, unir-se aos palhaços e dirigir a comédia, mas sem acompanhar internamente as palhaçadas; assim faz o homem contemplativo, místico, cósmico, que atua pelo que é, e não pelo que faz. Deve manter sempre a consciência nítida “tudo isto é uma palhaçada, por enquanto inevitável”. Não tomar a sério nenhuma das palhaçadas da vida, que os verdadeiros palhaços tomam muito a sério. Deve sempre manter uma consciência interna de não- palhaço, manter uma linha reta através de todos os ziguezagues dessa dança macabra, manter a consciência do EU REAL para além das conveniências do ego ilusório. Deve olhar de cima, das alturas da Verdade, todas as baixadas das ilusões terrenas.
 
O palhaço-ego compra, vende, registra os seus imóveis no cartório, sobre as estampilhas infalíveis, com firma reconhecida, tudo devidamente carimbado – mas o Eu divino sabe que nada é dele nem da sua família; sabe que tudo é de Deus e da humanidade; sabe que acima de todos os cartórios há uma consciência, que fala a linguagem da convicção para além de todas as convenções.
 
O nosso ego humano trabalha, corre, luta, cansa-se, ri, e chora, perde o sono e o sossego, arranja enfartos e arteriosclerose, câncer, úlcera de estômago, briga com marido e mulher e filhos, corre 50, 80 anos atrás do dinheiro, compra o último tipo de automóvel, ou até 2 ou 3 – e depois vai para o sanatório, para o hospício ou acaba no hospital e no cemitério – tudo isto a serviço das suas importantíssimas palhaçadas...
 
Faça tudo isto, se o achar necessário, de acordo com a sua ignorância; seja palhaço, se quiser – mas nunca se identifique realmente com esse palhaço- ego; para além dos bastidores da vida mantenha sempre firme a consciência tranquila “Eu não sou ele”, “Eu sou o meu Eu divino”, “Eu e o Pai somos um”, “Eu sou a luz do mundo”, “O reino de Deus está dentro de mim”.
 
Homem, conserva sempre a consciência da tua divina ALTERIDADE – e não sucumbas à ilusão da tua humana IDENTIDADE. Não te niveles jamais com o conteúdo da tua carteira de identidade pessoal. O teu verdadeiro Eu não tem carteira de identidade, registrada e carimbada em alguma repartição pública –o teu divino Eu vive na ignota alteridade do Infinito. 
 
O nosso ego ilusório não aprendeu ainda o abc da verdade, em milhões de anos de existência racial, e alguns decênios de vida individual. É necessário que ultrapassemos essa escola primária da personalidade humana e entremos na Universidade da nossa individualidade divina.
 
Nós, os palhaços das palhaçadas da vida terrestre.
 
Huberto Rohden, em Entre Dois Mundos
http://universalismoesoterico.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário