Translate

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

HISTÓRIAS DE CHUANG TZU


Existe uma bela história sobre Chuang Tzu, um grande místico da China. Certa manhã, sentado em sua cama, ele parecia muito triste. Seus discípulos nunca os tinham visto tão triste. E nunca depois de acordar ele ficou sentado em sua cama! O que será que tinha acontecido ? Estaria ele doente?

Eles se reuniram em sua volta e perguntaram-lhe: "Mestre, qual é o problema?" Ele disse: "A questão é realmente difícil e não posso resolvê-la, talvez vocês possam ser de alguma ajuda. Vou dizer-lhe qual é o problema. Na noite passada eu sonhei que eu tinha me tornado uma borboleta e estava me movendo de uma flor para outra flor ".

Os discípulos disseram: "Isso não é motivo para se estar triste. Nos sonhos que temos todos nós fazemos coisas estranhas, e não é uma coisa ruim, para uma borboleta – colorida, bonita, mover-se de uma flor suculenta para outra flor suculenta. Por que estar tão preocupado?"

Ele disse: "Você não ouviu tudo. O problema é que agora que eu estou acordado, estou querendo saber se Chuang Tzu sonhou que ele é uma borboleta, ou que a borboleta foi dormir e está sonhando que é Chuang Tzu".

Ambas as coisas são possíveis. Se Chuang Tzu pode sonhar que é uma borboleta, porque uma borboleta não pode sonhar que ela é Chuang Tzu?

Os discípulos permaneceram em silêncio, não havia resposta. Chuang Tzu estava apontando para um determinado fenômeno que todas as religiões têm ensinado – que tudo é um sonho. A borboleta é um sonho, Chuang Tzu é um sonho. Então o que é real? O real está longe. E não se preocupe com este sonho. Se você é um camelo, ou um burro, ou um macaco – não importa. O que importa é que você aceite isto sem qualquer ressentimento, para que um dia, você possa alcançar o mundo real de Deus. (Osho, From Death to Deathlessness)

Bonito é Chuang Tzu, Chuang Tzu é incomparável, Chuang Tzu é único! Porque ele diz: Continue tranquilo e você estrá no caminho certo. Ele não diz: Seja não-violento, então você está certo, seja verdadeiro, então você está certo, não fique zangado, caso contrário você vai estar errado, não seja sexual ... Não! Nada ! Ele diz: Facilite as coisa e contine facilitando, que você está certo – e depois escolha o seu próprio caminho. Ele lhe dá a essência, direção particular, uma verdade universal para seguir.

O caminho certo para ir tranquilo é esquecer o caminho certo ...

Porque se você está muito preocupado com o caminho certo você vai se sentir desconfortável. Assim, mesmo como diz Chuang Tzu, seja tranquilo, caso contrário você vai ficar desconfortável. E você é tão eficiente em tornar-se desconfortável que você pode até mesmo transformar Chuang Tzu em uma loucura.

O caminho certo para ir fácil, é esquecer o caminho certo ...

Apenas esqueça. Facilite, isso é tudo. (Osho, When the Shoe Fits)

 https://www.osho.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário