Translate

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

 VOZ DO SILÊNCIO; VOZ DE DEUS

Vós deveis compreender o silêncio como a condição absoluta para a verdadeira palavra, as verdadeiras revelações. No silêncio, sentis pouco a pouco as mensagens que vos chegam, uma voz que começa a falar-vos. É ela que vos avisa, vos dirige, vos protege...

Se não a ouvis, é porque fazeis demasiado barulho, não apenas no plano físico mas também nos vossos pensamentos e sentimentos. Para que esta voz vos fale, deveis instalar o silêncio em vós.

Por vezes chama-se a esta voz "a voz do silêncio". É mesmo este o título de alguns livros da sabedoria oriental. Quando o iogui consegue apaziguar tudo nele e até deter o pensamento - porque, no seu movimento, também o pensamento faz barulho - ele ouve então esta voz do silêncio que é a voz do próprio Deus.

Se estivésseis mais atentos, se tivésseis mais discernimento, sentiríeis que, antes de cada empreendimento importante da vossa vida (uma viagem, um trabalho, uma decisão a tomar), há uma voz suave que vos aconselha.

A voz do Céu é extremamente doce, terna, melodiosa e breve, e existem critérios para a reconhecer. Sim a voz de Deus manifesta-se de três maneiras: por uma luz que ela faz nascer em nós, por uma dilatação, um calor, um amor que sentimos no coração e, finalmente por uma sensação de liberdade que experimentamos e a decisão de realizar atos nobres e desinteressados. Portanto, estai atentos...

O silêncio, a paz, a harmonia, são a expressão duma mesma realidade. Não penseis que o silêncio é vazio e mudo, não, o silêncio é vivo, vibrante, e fala e canta. Mas nós só o ouvimos quando em nós os bombos param de bater. Graças à contemplação, à prece, à meditação, um dia conseguiremos ouvir a voz do silêncio.


Omraan M. Aïvanhovem, "A via do silêncio"
http://lotusdourado7.blogspot.com 

 
"Ficar em silêncio não é apenas deixar de falar, mas educar os ouvidos para escutar tudo que está a nossa volta. Mesmo no meio de um som estrondoso de uma orquestra, o bom maestro consegue reconhecer uma flauta que esteja desafinada. Da mesma maneira, nós precisamos treinar nossa audição, até que ela seja capaz de ouvir a voz de Deus no meio do caos." (Anthony de Mello)
 
 
Preferir o silêncio
 
Se quiserem que as palavras ditas sobre Deus signifiquem algo, vibrem de zelo pela sua glória. Pois, se os ouvintes perceberem que falamos apenas para nosso próprio agrado, acusarão o nosso Deus de ser somente uma sombra. Se se ama a glória de Deus, é essa transcendência que se procurará, e é no silêncio que ela se encontra. Não procuremos, pois, conforto numa certeza de sermos bons. Saibamos somente que só Deus é santo, só Ele é bom.

Não é raro que o nosso silêncio e as nossas orações levem mais ao conhecimento de Deus, do que tudo que dissermos sobre Ele. O simples fato de querermos glorificar a Deus falando Dele não prova que o conseguiremos. Que importa, se Ele prefere o meu silêncio? Não ouviram dizer que o silêncio Lhe dá glória?  (
Thomas Merton) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário