Translate

domingo, 5 de dezembro de 2021

PENSAMENTOS DE MAX HEINDEL

 "O homem que compreendeu a sua ignorância deu o primeiro passo para o entendimento"
 
O Espírito Universal veio à todas as igrejas, não a uma somente.

Só uma coisa importa ser ouvida: que o amor fraternal seja em todos os corações.

Há um e somente um Caminho: este Caminho é o da Compaixão e do Amor.

É importante para qualquer místico manter sua mente no estado fluídico de adaptabilidade. Só a mente aberta descobre o vínculo da concordância.

A única opinião digna de ser levada em conta precisa basear-se no conhecimento.

Buda, grande e sublime, pode ser a Luz da Ásia; mas Cristo ainda haverá de ser reconhecido como a Luz do Mundo.

Atualmente o coração se encontra sujeito ao cérebro dominador. Mas, algum dia, o coração adquirirá a força necessária para despedaçar os grilhões e se converter em um poder maior do que a mente, pois não pode haver contradição em a natureza, e assim, coração e mente devem ser capazes de se unir.

Para te tornares sábio deves desejar a sabedoria com a mesma intensidade com que desejas o ar. Deves lutar por ela e excluir de tua vida qualquer outro objetivo. Essa e só essa deve ser, dia e noite, tua única aspiração. Se buscares a sabedoria com esse fervor, certamente tornar-te-ás sábio. Mas o motivo supremo para a busca desse conhecimento oculto deve ser um desejo ardente de beneficiar a Humanidade, esquecendo-te inteiramente de ti mesmo, a fim de trabalhares para os outros. A não ser por essa motivação, o estudo do ocultismo é perigoso.

A Verdade não é encontrada de uma vez e para sempre. A Verdade é eterna, e eterna deve ser a Sua busca. O ocultismo O ocultismo desconhece qualquer crença transmitida de uma vez e para sempre, pois não há meio possível de se chegar a última Verdade. tismo desconhece qualquer crença transmitida de uma vez e para sempre, pois não há meio possível de se chegar a última Verdade.

Tudo quanto sucede no Mundo Físico é refletido em todos os outros reinos da Natureza.

Se buscarmos o bem no mal, com o tempo o mal acabará se transformando em bem. Se a forma que se constrói para diminuir o mal é fraca, não terá efeito algum [ou terá pouco efeito] e será destruída pela forma maligna; mas se é forte e frequentemente repetida, sua ação desintegrará o mal e substitui-lo-á pelo bem.

A luta travada entre as forças gêmeas de Atração e de Repulsão produz todas as dores e sofrimentos resultantes das ações errôneas e dos esforços mal orientados, sejam ou não intencionais.

Se amamos o bem, resguardaremos e alimentaremos tudo o que é bom em volta de nós... Se fizermos o contrário, povoaremos nosso caminho de demônios, todos criados por nós mesmos.

O poder anímico pode ser empregado durante algum tempo com propósitos maléficos, assim como pode ser empregado para o bem. Mas, finalmente, a Força de Repulsão destrói o vício, e sobre as desoladas ruínas a Força de Atração edifica a virtude. Todas as coisas, em última análise, trabalham em conjunto para o BEM.

Toda vida é una.

Do mesmo modo que para se ir da América à África é necessário se ter um barco e poder dirigi-lo, assim também se requer um veículo apropriado para penetrar ao Mundo do Espírito de Vida, sob controle consciente, para se poder viajar de um a outro planeta. De maneira semelhante àquela pela qual o Mundo do Espírito de Vida nos põe em relação com os outros planetas do nosso sistema solar, o Mundo do Espírito Divino nos correlaciona com os outros Sistemas Solares. Para se poder viajar de um sistema solar a outro é necessária a capacidade de se atuar conscientemente no mais elevado dos veículos do homem — o Espírito Divino.

Durante toda a vida o Corpo Vital é o construtor e o restaurador da forma densa. Se não fosse pelo Coração Etérico, o coração denso romper-se-ia rapidamente em consequência da tensão que lhe impomos continuamente. Todos os abusos praticados com e pelo Corpo Denso são neutralizados pelo Corpo Vital, tanto quanto é possível, o qual trava uma luta constante contra a morte do Corpo Denso. O Corpo Vital do homem é feminino ou negativo, enquanto o da mulher é masculino ou positivo.

O cientista ocultista sabe que não há ato algum, grande ou pequeno, que não seja sentido através do Universo.

A Terra é um corpo vivo e sensível.

À medida em que o homem progride na escola da vida, suas experiências ensinam-no, e seus desejos se tornam melhores, mais puros. Desta forma, gradativamente, a matéria do Corpo de Desejos passa por uma correspondente modificação. A matéria mais pura e brilhante das regiões superiores do Mundo do Desejo substitui as cores sombrias da parte inferior. O Corpo de Desejos aumenta de tamanho, de modo que o de um santo torna-se verdadeiramente algo glorioso a ser observado – de transparência luminosa – e de uma pureza de cores incomparável e impossível de descrever.

Ninguém é tão mau que não tenha algo de bom. [E ninguém é tão bom ou perfeito que não tenha algo que precise ser aprimorado ou corrigido.]. E assim, e por isso, escreveu Heindel: Por outro lado, são muito poucos os que são tão bons que não empreguem alguma matéria das regiões inferiores.

No clarividente involuntário, desenvolvido no sentido negativo e impróprio, os vórtices do Corpo de Desejos giram da direita para a esquerda ou seja, na direção oposta à dos ponteiros de um relógio. No Corpo de Desejos do clarividente voluntário, devidamente desenvolvido, giram na mesma direção dos ponteiros de um relógio, fulguram esplendorosamente e ultrapassam muito a brilhante luminosidade do Corpo de Desejos comum. Essa é uma das diferenças fundamentais entre um médium e um clarividente desenvolvido de modo apropriado.

Nenhum clarividente genuinamente desenvolvido utiliza-se de sua faculdade de clarividência por dinheiro ou por qualquer coisa equivalente, nem tampouco para satisfazer curiosidades, mas só e unicamente para ajudar a Humanidade.

Um homem de forte moralidade pode despertar uma tendência parecida em outro de natureza mais débil, da mesma forma que este [mais débil] pode ser dominado pela influência negativa de caracteres malignos.

Tudo quanto fazemos, dizemos ou somos, reflete-se em torno de nós.

O mais fugaz sentimento, o mais fugaz pensamento ou a mais fugaz emoção são transmitidos aos pulmões, de onde são injetados no sangue. O sangue é um dos produtos mais elevados do corpo vital, tanto por ser o condutor de alimento para todas as partes do corpo, quanto por ser o veículo direto do Ego. As imagens nele contidas imprimem-se nos átomos negativos do corpo vital para servirem como árbitros do destino do homem no estado post-mortem.

Quanto mais dispostos estivermos a aprender a reconhecr a Memória Supra-Consciente e a seguir sua orientação, tanto mais freqüentemente ela falará, para nosso permanente b [Esta é a Voz Insonora do Coração a que tenho feito referência em outros textos e que Helena Petrovna Blavatsky denominou de Voz do Silêncio. Portanto, há uma superlativa e, de certa forma, inconciliável diferença entre coração e Coração, ainda que no ventrículo esquerdo, como ensina Heindel, esteja localizado o Átomo-Semente.].

A atividade do espírito no corpo denso, manifestada como reta ação, promove o crescimento da Alma Consciente.

A Alma Emocional é o extrato do Corpo de Desejos. Ela aumenta a eficiência do Espírito Humano, que é a contraparte espiritual do Corpo de Desejos.

A Alma Intelectual amplia o poder do Espírito de Vida porque a Alma Intelectual é extraída do Corpo Vital, que é a contraparte material do Espírito de Vida.

A Alma Consciente aumenta a consciência do Espírito Divino, pois (a Alma Consciente) é o extrato do Corpo Denso, que, por sua vez, é a contraparte do Espírito Divino.

 
http://paxprofundis.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário