Translate

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

 UMA OLHADA NO FUTURO


Por trás da parede do Presente, ouvi os hinos da humanidade.

Ouvi o som dos sinos anunciando o início da oração no templo da Beleza. Sinos moldados no metal da emoção e posicionados acima do altar sagrado - o coração humano.

Por trás do Futuro vi multidões adorando no seio da Natureza, seus rostos voltados para o Oriente e aguardando a inundação da luz da manhã - a manhã da Verdade.

Eu vi a cidade em ruínas e nada restando para contar ao homem a derrota da Ignorância e o triunfo da luz.

Vi os mais velhos sentados à sombra de ciprestes e salgueiros, rodeados de jovens ouvindo suas histórias de outros tempos.

Eu vi os jovens dedilhando suas guitarras e tocando seus juncos e donzelas de tranças soltas dançando sob as árvores de jasmim.

Eu vi os lavradores colhendo o trigo e as esposas colhendo os feixes e cantando canções alegres.

Eu vi uma mulher se enfeitando com uma coroa de lírios e um cinto de folhas verdes.

Eu vi a Amizade fortalecida entre o homem e todas as criaturas, e clãs de pássaros e borboletas, confiantes e seguros, voando em direção aos riachos.

Não vi pobreza: nem encontrei excessos. Eu vi a fraternidade e a igualdade prevalecendo entre os homens.

Não consultei nenhum médico, pois todos tinham meios e conhecimentos para se curar.

Não encontrei nenhum padre, pois a consciência havia se tornado o Sumo Sacerdote. Também não consultei advogado, pois a Natureza tomou o lugar dos tribunais e os tratados de amizade e companheirismo estavam em vigor.

Eu vi que o homem sabia que ele é a pedra angular da criação, e que ele se elevou acima da pequenez e da baixeza e tirou o véu da confusão dos olhos da alma; esta alma agora lê o que as nuvens escrevem na face do céu e o que a brisa atrai na superfície da água, agora entende o significado do sopro da flor e as cadências do rouxinol.

Por trás da parede do Presente, no palco das eras vindouras, vi a Beleza como um noivo e o Espírito como uma noiva, e a Vida como a Noite cerimonial do Kedre. [1]

Kahlil Gibran


[1] Uma noite durante a Quaresma muçulmana em que se diz que Deus concede os desejos dos devotos. (Nota de Anthony R. Ferris)

https://www.filosofiaesoterica.com
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário