Translate

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

ASPIRANDO CONHECIMENTO SUPERIOR
PARA NOS LIBERTAR

Para evoluir temos de ser pacientes e saber observar

 

Como cada ato ecoa infinitamente, movendo vibrações em todos os níveis de consciência, ações beneméritas equilibram ações anteriores desarmoniosas e dissolvem o carma engendrado. Saldando dívidas cármicas, abrandamos o antagonismo inato no ser humano. À medida que o carma é equilibrado em um ser, os aspectos masculinos e os femininos também se equilibram, e assim não há grandes dificuldades para a evolução superior.

Há certas práticas básicos que, se incorporados na vida das pessoas, facilitam a dissolução da trama cármica que as prende aos ciclos reencarnatórios. Alguns deles são o cultivo da inofensividade e da compaixão.É raro alguém lembrar que a atitude agressiva quase sempre nasce da insegurança. Quem agride em geral o faz por sentir os valores pessoais ameaçados, e só com amor e neutralidade, nunca com nova agressão, se transcendem esses estados de ânimo. Suficiente grau de autocontrole para não se deixar levar por conflitos e a conduta embasada no amor fraterno rompem a teia do carma negativo, pois com isso a pessoa já não é agente da reação conflituosa gerada.

Para estarmos nessa atitude, precisamos da aspiração verdadeira pelo crescimento de todos, a fim de não provocar ressentimentos e não lidar com desarmonia criadora de mais desarmonia. A certeza de que dentro de todos moram a luz e a bondade nos dá condições de confiar na capacidade dos demais e de ter atitudes pacíficas. O convívio humano pode tornar-se então fraterno, sem os vínculos e sem as mágoas que experiências negativas invariavelmente deixam.

Quem se empenha em evoluir deve aprender a ter paciência e a aprofundar o sentido de observação. Em certas fases da vida pode acontecer de a pessoa pensar que não está progredindo ou que nada de promissor lhe está sucedendo, embora esteja trabalhando para isso. Entretanto, não é bem a realidade. Pelo fato de dedicar-se com seriedade à evolução e de estar por isso sendo intensamente transformada, muitos eventos previstos em seu destino básico podem ser suavizados ou deixar de ocorrer. A data de desencarnação pode ser posposta, doenças amenizadas e desastres suspensos ou podem ter os efeitos reduzidos graças ao recente desenvolvimento de qualidades superiores. Isso porque, ao tornar-se mais útil, novos elementos e condições que incluem o suprimento de necessidades mais amplas que as individuais começam a fazer parte de sua vida.

Na verdade, damos muita atenção ao que acontece conosco de negativo, mas não sabemos os males e problemas que deixamos de experimentar por ter feito o trabalho consciente com o carma. Uma senhora que conhecemos, por exemplo, estava fadada a ter uma das mais dolorosas formas de câncer e cumpriu o destino de passar por tal enfermidade sem a mínima dor física. Todavia, entre o momento em que seu eu interno decidiu por esse modo de purificação e o de sua manifestação ela praticou muitos atos benéficos e conscientizou-se de leis espirituais às quais antes não se havia dedicado; assim, o processo pelo qual deveria passar se amenizou a ponto de ter o final da encarnação bem tranquilo.

Conforme já dissemos, grandes mudanças começam a ocorrer quando de fato nos entregamos a um nível de existência mais elevado. Com a expansão do estado de consciência, entramos num carma mais geral e passamos a ser regidos pela interação de vários destinos maiores.

José Trigueirinho Netto
https://www.otempo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário