Translate

sábado, 19 de dezembro de 2020

SOBRE O PENSAMENTO 

Pensamento positivo X Pensamento negativo - Projeto Metamorfose 

Seus pensamentos não possuem quaisquer raízes, eles não têm nenhum lar; eles perambulam exatamente como nuvens. Assim você não precisa combatê-los, você não precisa ser contra eles, você não precisa nem mesmo tentar parar os pensamentos.

Isso deve tornar-se um profundo entendimento em você, pois sempre quando uma pessoa se interessa por meditação ela começa tentando parar de pensar. E se você tentar parar os pensamentos estes nunca serão parados, porque o próprio esforço de parar é um pensamento, o próprio esforço de meditar é um pensamento, o próprio esforço de alcançar o estado búdico é um pensamento. E como você pode parar um pensamento com outro pensamento? Como você pode parar a mente criando outra mente? Depois você ficará apegado a esta outra mente. E isso vai continuando…até enjoar; depois não há nenhum fim para isso.

Não lute – pois quem irá lutar? Quem é você? Apenas um pensamento, assim não faça de si mesmo um campo de batalha de um pensamento combatendo outro. Ao invés disso, seja uma testemunha, você apenas observa os pensamentos flutuando. Eles param, mas não pelo seu parar. Eles param pelo seu ficar mais cônscio, não por qualquer esforço de sua parte para pará-los.

As ideias negativas de sua mente devem ser liberadas, elas não devem ser reprimidas por idéias positivas. Você precisa criar uma consciência que não seja positiva nem negativa. Isso será pura consciência. Nessa consciência pura, você viverá a mais natural e alegre das existências.

Se você reprime qualquer ideia negativa porque faz você se sentir mal, por exemplo, se está com raiva e reprime sua raiva, esforçando-se para transformar essa energia em algo positivo, como tentar se sentir amando a pessoa com quem estava zangado ou sentir compaixão por ela, você sabe muito bem que está se enganando. Em um nível muito profundo, a raiva permanece assim: você está simplesmente dando uma mão de branco para cobri-la. Na superfície você pode sorrir, mas seu sorriso será limitado aos seus lábios. Será uma ginástica dos lábios: você não estará conectado com você, com seu coração, com seu ser. Entre o seu sorriso e o seu coração, você está colocando uma barreira: a emoção negativa que você reprimiu.

E não é uma emoção única: na sua vida há milhares de emoções negativas … você não gosta de uma pessoa; você não gosta de tantas coisas; você não gosta de si mesmo; você não gosta da situação em que está. Todo esse lixo continua a se acumular no inconsciente, e na superfície uma hipocrisia toma forma, que diz: “Eu amo todos. O amor é a chave para a felicidade “. Mas nenhuma felicidade acontece na vida de tal pessoa! Existe um verdadeiro inferno dentro dela. Pode enganar os outros, e se você continuar a enganá-los por um tempo suficientemente longo, acabará se enganando. Mas isso não é uma mudança. É apenas desperdiçar a vida … que tem imenso valor, porque uma vez jogada fora, você não pode recuperá-la.

O pensamento positivo, se você quiser chamá-lo pelo seu nome real, não é nada além da filosofia da hipocrisia. Quando você sente vontade de chorar, é ensinado que você deve cantar. Você pode ter sucesso se tentar, mas essas lágrimas reprimidas sairão em outro momento, em outra situação. Existe um limite para a repressão. E a música que você estava cantando é completamente insignificante: você não a ouviu, não nasceu do seu coração. Nasceu apenas do fato de que essa filosofia diz para sempre escolher o que é positivo.

Eu sou absolutamente contra o pensamento positivo. Você ficará surpreso ao saber que, se não escolher, se permanecer em uma consciência livre de escolha, sua vida começará a expressar algo que não é nem positivo nem negativo, algo superior a ambos. Então você não será um perdedor. Não será positivo, não será negativo, será existencial. Então, se houver lágrimas, elas terão sua beleza; elas terão sua própria música. Você não precisa sobrepô-las em outra música: elas vêm da alegria, do contentamento, não da tristeza ou do fracasso. E se a música explodir, não será contra as lágrimas ou o desespero: é simplesmente a expressão da sua alegria … não é contra nada nem em favor de alguma coisa. É simplesmente o florescimento do seu ser; é por isso que eu chamo de existencial.

Se você é positivo, então, nada é negativo para você. Se você for negativo, então, tudo será negativo para você. Você é a fonte de tudo o que existe à sua volta; você é o criador de seu próprio mundo.

Osho 

https://www.pensador.com 

 

Lao Tzu disse muito sabiamente "Vigie seus pensamentos, eles se tornam palavras; vigie suas palavras, elas se tornam ações; vigie suas ações, elas se tornam hábitos; vigie seus hábitos, eles se tornam seu caráter; vigie seu caráter; ele se torna seu destino." Andre Luiz complementa: "O pensamento é, sem dúvida, força criadora de nossa própria alma e, por isto mesmo, é a continuação de nós mesmos. Através dele, atuamos no meio em que vivemos e agimos, estabelecendo o padrão de nossa influência, no bem ou no mal". Parece que tudo começa com o pensamento; o pensamento é o molde. Por isso a advertência: CUIDE DE SEUS PENSAMENTOS, "pois não importa onde seu corpo vive; seus pensamentos sempre serão sua casa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário