Translate

domingo, 28 de julho de 2019

SOBRE A DEPENDÊNCIA




Somos capazes de ser livres da dependência. É o que os místicos nos disseram. Porém, não estou declarando que o "eu", o eu condicionado, não retorne às vezes aos seus padrões habituais, pois assim fomos condicionados. Mas surge a questão de saber se é concebível viver uma vida em que alguém está sozinho, mas que não dependa emocionalmente de ninguém.

Todos nós dependemos uns dos outros para todos os tipos de coisas, não ? Dependemos do açougueiro, do padeiro... Isso está bem! Organizamos uma sociedade desta maneira e atribuímos diferentes funções a pessoas diferentes para o bem-estar de todos, para que possamos funcionar melhor e viver de forma mais eficaz - pelo menos esperamos que sim. Mas dependendo psicologicamente de outra pessoa - o que isso implica? Isso significa depender de outro ser humano para minha felicidade.

Pense nisso. Esteja ciente disso ou não; mas se não estiver estará exigindo que os outros contribuam para a sua felicidade; então haverá outro aspecto: medo, medo de perder, medo de ser alienado, medo de ser rejeitado, controle mútuo. O amor perfeito expulsa o medo. Onde há amor não há exigências, não há expectativas, não há dependência. Eu não exijo que você me faça feliz; Minha felicidade não está em você. Se você me deixasse, eu não sentiria pena de mim mesmo; gosto muito da sua companhia, mas não me apego.

Eu desfruto sem me apegar. O que eu realmente gosto não é você; É algo maior que você e eu. É algo que descobri, uma espécie de sinfonia, uma espécie de orquestra que toca uma melodia em sua presença, mas quando você sai a orquestra não para. E quando me encontro com outra pessoa a orquestra interpreta outra melodia, que também é agradável. E quando estou só a melodia continua; tem um ótimo repertório e nunca para de tocar. Isso é o despertar. 

Estamos hipnotizados, sofremos lavagem cerebral, estamos dormindo. Parece terrível perguntar, mas pode-se dizer que você me ama se apega-se e não me deixar ir? Se você não me permite ser? Você pode dizer que me ama se precisar de mim psicológica ou emocionalmente para sua felicidade? Isso contradiz o ensino universal de todas as escrituras, todas as religiões, todos os místicos. "Como poderíamos ignorá-lo por tantos anos?" Repetidamente eu digo para mim mesmo: Como foi possível que eu não visse? Quando alguém lê essas coisas radicais nas escrituras, pergunta: esse homem é louco? Mas depois de um tempo começa a pensar que todo mundo é louco. "Se você não desiste de tudo o que possui, você não pode ser meu discípulo." Você tem que deixar tudo. Não é uma renúncia física, entenda; isso é fácil. Quando suas ilusões terminarem, você finalmente estará em contato com a realidade e, acredite em mim, nunca se sentirá sozinho, nunca mais.

A solidão não é curada pela companhia humana. A solidão é curada pelo contato com a realidade. Eu tenho muito a dizer sobre isso. O contato com a realidade, o desaparecimento de nossas ilusões, o contato com o real. Seja o que for não tem nome. Só podemos saber abandonando o que é irreal. Você pode saber o que é a solidão quando para de se apegar, quando desiste da sua dependência. Mas o primeiro passo para alcançar essa realidade é vê-la como desejável. Se você não enxerga  isso como desejável, como pode se aproximar?

Pense na sua solidão. Ele desapareceria por causa da companhia humana? Isso servirá apenas como uma distração. Dentro há um vácuo, não é? E quando o vácuo vem à superfície, o que você faz? Foge, liga a televisão, liga o rádio, lê um livro, procura companhia humana, procura entretenimento, procura distrair-se. Todo mundo faz isso. Atualmente esse é um grande negócio, um setor organizado para nos distrair ou nos entreter.


Volte para você mesmo onde quer que esteja. Observe! É por isso que  a auto observação é algo extremamente agradável e extraordinário. Depois de um tempo você não precisa fazer nenhum esforço, porque, à medida que as ilusões começam a desmoronar, você começa a conhecer coisas que não podem ser descritas. Isso é chamado de felicidade. Tudo muda e você se torna viciado em consciência.

Há uma história sobre um discípulo que foi ao professor e disse: “Você poderia me dar uma palavra de sabedoria?” “Você poderia me dar algo para me guiar através dos meus dias?” Era o dia do silêncio do professor, então como ele pegou um bloco e escreveu: "Consciência". Quando o discípulo leu, disse: "É muito curto. Você pode expandi-lo um pouco? "Então o professor pegou o bloco e escreveu:" Consciência, consciência, consciência. " O discípulo disse: "Sim, mas o que isso significa?" O professor pegou o caderno novamente e escreveu: "Consciência, consciência, consciência significa: consciência". 

Isso é o que a auto observação significa. Ninguém pode mostrar como fazer, porque qualquer um ao dar-lhe uma técnica, estaria programando-o. Mas observe a si mesmo. Quando você fala com alguém está ciente disso ou simplesmente se identifica com isso? Quando fica chateado com alguém está ciente de que está furioso ou simplesmente está identificado com sua raiva? Mais tarde, quando a raiva passar, analise sua experiência e tente entendê-la. De onde veio isso? O que causou isso? Não conheço outro caminho para a consciência. Você só muda o que entende. Você reprime o que não entende e o que não sabe. Você não muda, mas quando você entende, isso muda.

Às vezes eles me perguntam: "Essa transição para a consciência é algo gradual, ou é algo repentino?" Algumas pessoas sortudas conseguem isso repentinamente. Simplesmente eles se tornam conscientes. Outros avançam lentamente, gradualmente, progressivamente. Eles começam a ver as coisas: as ilusões acabaram, as fantasias desapareceram e começam a entrar em contato com os fatos. Não há regra geral. Há uma famosa história de um leão que encontrou um rebanho de ovelhas e, surpreendido, descobriu um leão entre as ovelhas. Era um leão que crescera entre as ovelhas desde que era um filhote. Berrava como uma ovelha e corria como uma ovelha. O leão se aproximou dele, e quando o leão das ovelhas se viu na frente do leão real, começou a tremer. 

O leão disse: "O que você está fazendo entre essas ovelhas?" 

O leão das ovelhas respondeu: "Eu sou uma ovelha".

- "Não, você não é uma ovelha, venha comigo". 

Então ele levou o leão das ovelhas para um lago e disse: - "Olha!"

Quando o leão das ovelhas viu o seu reflexo na água, deu um grande rugido, e nesse momento foi transformado. Nunca mais foi como era antes.

Se você tem sorte e os deuses são benevolentes, ou se receber a graça divina - use qualquer expressão teológica que queira -  repentinamente poderia entender quem "eu" é  e nunca mais seria o mesmo de ontem, nunca nada poderá voltar a afetá-lo e ninguém poderia machucá-lo novamente. Você não terá medo de ninguém e não terá medo de nada. Isso não é extraordinário? Você vai viver como um rei, como uma rainha. Isto é o que significa viver como a realeza. Você não tem medo de ninguém porque está completamente satisfeito por não ser ninguém. Não está interessado em sucesso ou fracasso. Eles não significam nada. Honras, desgraça, não significam nada! Se você se comporta como um tolo, isso também não significa nada. Que estado maravilhoso!

Algumas pessoas atingem essa meta com dificuldade, passo a passo, após meses e semanas de autoconsciência. Mas eu lhes digo que não conheço uma única pessoa que não tenha passado algum tempo ciente de que ele não viu a diferença em questão de semanas. A sua qualidade de sua vida muda e você não precisa mais aceitar isso como uma questão de fé. Instala-se em você algo diferente. Você reage de maneira diferente;  na verdade reage menos e age mais. Perceberá coisas que nunca viu. Terá muito mais energia, Estará muito mais vivo. A maioria das pessoas acredita que se não tiver mais desejos vai ser como lenha seca, mas, na realidade, deixaria de ficar tensa. Liberte-se de seu medo do fracasso, de suas tensões sobre o sucesso; você será você mesmo. Relaxado. Não vai dirigir com os freios. Isso será o que vai acontecer.

Há um belo ditado de Tranxu, um sábio chinês, que me dei ao trabalho de aprender de cor. Ele diz: "Quando um arqueiro dispara sem procurar um prêmio ele tem toda a sua habilidade; quando ele dispara para ganhar uma medalha de bronze, fica nervoso; quando ele atira para ganhar uma barra de ouro, ele cega, vê dois alvos e fica fora de si. Sua destreza não mudou, mas o prêmio o divide, ele se importa! Ele pensa mais em ganhar do que em atirar, e a necessidade de vencer tira seu poder". Não é uma imagem que retrata o que a maioria das pessoas é? Quando você não está vivendo para algo tem toda a sua capacidade, tem toda a sua energia, está relaxado, não se importa, porque é insignificante se você vai perder ou vai ganhar.

Essa é a vida humana. É disso que a vida é e isso só pode vir da consciência. E na consciência você vai perceber que a honra não significa nada. É um convencionalismo social, só isso. Por essa razão os místicos e os profetas não se preocupavam com isso. Honra ou desonra não significam nada para eles. Eles viviam em outro mundo, o mundo do desperto. Sucesso ou fracasso não significavam nada para eles. Eles tinham a atitude: "Eu sou estúpido, você é estúpido, então, qual é o problema?"

Alguém disse: "As três coisas mais difíceis para um ser humano não são proezas físicas ou realizações intelectuais, elas são, em primeiro lugar, o retorno do amor ao ódio; segundo: inclua os excluídos; e em terceiro lugar: admita que está errado". Mas estas são as coisas mais fáceis do mundo se você não se identifica com o "meu". Então é capaz de dizer coisas como: "Eu estava errado! Se você me conhecesse melhor veria quantas vezes eu estou errado. O que se poderia esperar de um tolo?" Se não tivermos identificados com esses aspectos do "meu", ninguém nem nada pode nos machucar. A princípio, o antigo condicionamento protestará e ficamos deprimido e ansioso. Vamos chorar, chorar, resmungar: "Antes de acordar, estava deprimido: depois de acordar, continuo deprimido." Mas há uma diferença: não nos identificamos mais com a depressão. 

Você sabe o quão grande é a diferença?

Você se deixa e olha a depressão e não se identifica mais com ela, não faz nada para acabar com isso; está perfeitamente disposto a seguir sua vida enquanto ela passa por você e desaparece. Se você não sabe o que isso significa realmente tem algo a descobrir. E a ansiedade? Ali está e você não se preocupa. Que estranho! Ele está ansioso, mas não preocupado.

Isso não é um paradoxo? Mas você está disposto a permitir que esta nuvem negra invada sua vida? Porque quanto mais lutar contra ela mais poder ela terá sobre você. Você está disposto a observá-la à medida que passa ? Você pode ser feliz no meio da sua ansiedade. Isso não é loucura? Você pode ser feliz em sua depressão. Mas não pode ter um conceito errado de felicidade. Você achava que felicidade era emoção ou excitação? Isso é o que causava a depressão. Ninguém lhe contou? Você está animado, bem, tudo bem; mas está apenas preparando o caminho para a próxima depressão. Você está animado, mas sente ansiedade depois disso e diz para si mesmo: "como posso fazer isso durar?" Isso não é felicidade é vício.

Eu me pergunto quantos não-viciados estão lendo este artigo? Se você se parece com o grupo médio, há muito poucos, muito poucos. Não despreze alcoólatras e viciados em drogas: você pode ser tão viciado quanto eles são. A primeira vez que vislumbrei este novo mundo foi aterrorizante. Eu entendi o que significa estar sozinho, sem um lugar para descansar a cabeça, deixar todos serem livres e ser livre, não ser especial para ninguém e amar a todos - porque o amor faz isso. Ela brilha nos mocinhos e nos bandidos também; chove tanto sobre santos como sobre pecadores igualmente.

É possível que a rosa diga: "Eu darei meu perfume aos bons que querem me cheirar, mas não aos maus? Ou é possível que a lâmpada diga: "Eu vou iluminar os bons que estão nesta sala, mas não vou iluminar os bandidos"? Ou a árvore pode dizer: "Eu darei a minha sombra aos bons que descansam comigo, mas não aos maus"? Estas são imagens do que é amor?

Ele, o amor, sempre esteve lá, diretamente à nossa frente nas escrituras, embora nunca quiséssemos vê-lo porque estávamos imersos no que nossa cultura chama de amor, com suas canções e poemas de amor; isso não é amor, é o oposto do amor. Isso é desejo, controle e posse. Isso é manipulação, medo e ansiedade; isso não é amor. Disseram-nos que a felicidade é uma pele macia, um lugar para férias. Não são essas coisas, mas temos maneiras sutis de fazer com que nossa felicidade dependa dessas coisas, tanto dentro quanto fora de nós. Dizemos: "Recuso-me a ser feliz até que minha neurose desapareça". Tenho boas notícias: você pode ser feliz agora com neurose. Você quer notícias ainda melhores? Há apenas uma razão pela qual você não está experimentando o que na Índia chamamos de anand: felicidade. Há apenas uma razão pela qual você não está feliz neste momento: porque está pensando ou se concentrando no que não tem. Caso contrário ficaria feliz. Você está se concentrando no que você não tem. Mas agora você tem tudo que precisa para ser feliz.

Jesus falou do bom senso com os leigos, com os famintos, com os pobres; Ele estava dando boas notícias: aceite, é seu. Mas quem escuta? Ninguém está interessado; as pessoas preferem permanecer dormindo.


Anthony de Mello, texto extraído do livro "Desperta"
https://hermandadblanca.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário