Translate

segunda-feira, 22 de julho de 2019

NÃO HÁ CAMINHO PARA 
O DESENVOLVIMENTO DA ALMA


Pergunta: Que pretendeis ao dizer que a verdade é sem caminhos? Como podemos chegar lá se não houver caminho? Estarei acertando ao dizer que esse caminho é o caminho do entendimento?

Krishnamurti: A verdade é a harmonia desse eu que é vida. Ora, para este, não pode haver caminho. E como poderia? Para o desenvolvimento do eu, não pode existir caminho algum. Todas as coisas, toda a experiência, todo o sentimento, todo o movimento que existir dentro do eu toda a sombra, toda a tristeza, todo o prazer, proporciona crescimento à alma. Não pode haver caminho. Perguntais-me ainda “Porém, o caminho de que nos falaram?” Não me preocupo com isso. O home é livre — por favor, parti desta base — e precisa desenvolver sua liberdade à sua maneira única, portanto, não pode trilhar o caminho de um outro. Não espero que concordeis comigo, mas, que, sem preconceitos, examineis o que eu digo: que para o desenvolvimento da alma não pode existir caminho. Se esta é a verdade, que eu sustento ser, que é liberdade, que é equilíbrio e razão, então a verdade é uma terra sem caminhos e se dela vos aproximardes por um caminho, não será verdade. Ela desafia os caminhos, porque nesse caso dela vos aproximareis por meio da limitação.

Ouvinte: Torna-se sem caminhos após a realização, não antes.

Krishnamurti: Não se torna sem caminhos após a realização; é por estardes em limitação que criais caminhos.

Ouvinte: Será ela a consumação de todos os caminhos?

Krishnamurti: Não me deixarei colher em vossos caminhos. Não é a comunicação de todos os caminhos; todos os caminhos são limitações, portanto não quero me servir dessa palavra. Em vossa mente toda a coisa tem uma limitação, e, se vos aproximardes dele por meio da limitação, não entendereis o que é ilimitado; porém, pelo desenvolver de vossa própria uniquidade, de vosso próprio entendimento — o entendimento de todos há de vir a ser o mesmo eventualmente, pois que o eu de todos é o mesmo — atingireis.

Ouvinte: Cada qual tem, pois, seu próprio caminho?

Krishnamurti: Cada qual deve desenvolver seu caminho próprio, sua própria iniquidade. Não posso dizer que existe um caminho determinado para cada um. Isto significaria serdes prisioneiros nesse caminho.

Ouvinte: Não pode a pessoa ter experiência indireta?

Krishnamurti: podeis se estiverdes espiritualmente desenvolvidos em emoções e fordes grandemente inteligentes, porém tendes que ser cuidadosos de vos não enganardes a vós mesmos. Tendes que despedaçar essa limitação para encontrar a verdade.

 
Krishnamurti
http://pensarcompulsivo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário