Translate

sábado, 7 de abril de 2018

ROSAS E ESPINHOS



Pergunta: Estamos em conflito criando nosso filho. Meu marido quer ser mais rigoroso e eu quero ser mais amorosa. Que fazer?

Deixe-o fazer as coisas dele e você continua cuidando das suas; não há nenhum problema. A criança precisa de ambos, porque é assim que a vida é: se uma criança recebe somente amor, ela irá sofrer; se ela recebe somente dureza, então ela irá sofrer. Ela precisa de ambos. Essa é a função da mãe e do pai: a mãe deve continuar dando amor, assim a criança sabe que o amor é possível e o pai permanece rígido, então a criança sabe que a vida não é tão fácil. É assim que a vida é!

Existem espinhos e existem rosas e a criança deve ser preparada para ambos. O mundo não irá ser uma mãe; o mundo será uma dura luta. Desse modo, se você apenas continua dando-lhe amor ele não terá qualquer estrutura. Quando a vida se apresenta na realidade ele irá simplesmente fracassar, porque ele irá esperar pela mãe e (ela) não está lá; a vida não se importa com ele. Então ele ficará agradecido ao (seu pai) porque a vida o colocará para fora muitas vezes, gritará com ele, e assim ele saberá que pode segurar isso também; ele também foi preparado para isso.

Uma criança precisa ser preparada para ambos delicadeza e dureza. Ambos yin e yang, e essa é a função do pai e da mãe. O feminino e o masculino ambos devem ser dados para que a criança fique preparada: qualquer que seja a situação ela será capaz de responder. Se a vida for dura, ela também poderá ser dura; se a vida for amorosa, ela também poderá ser amorosa; ela não terá coisa nenhuma coisa fixa.

Agora se (seu pai) sozinho o estiver treinando, ele ficará fixado. Será uma pessoa dura, será uma perfeito Alemão, mas ele nunca será capaz de amar e nunca será capaz de aceitar o amor porque ele não sabe o que é o amor. Ele será um soldado, pronto para lutar, para matar ou ser morto. Essa será sua única lógica, ele não saberá nada mais. Isso também é perigoso. Isso foi o que aconteceu a nação Alemã, foi isso que ajudou Adolf Hitler. Duas guerras mundiais provaram que as mães Alemãs não foram tão amorosas quanto deviam ser e os pais Alemães foram excessivamente disciplinadores. Eis porque o mundo inteiro sofreu por causa da Alemanha.

Portanto se a criança for deixada só (com seu pai), a criança se tornará uma vítima de algum Adolf Hitler qualquer dia, isso é perigoso. Se a criança for deixada para você (a mãe), ela ficará muito Indiana, assim aonde quer que haja alguma luta ela irá simplesmente fugir, ela irá render-se; antes mesmo de lutar, ela irá render-se! Ela irá ser uma escrava. De ambas as maneiras ela ficará condicionada, e uma pessoa realmente viva não possui nenhum condicionamento. Ela é líquida: ela pode mover-se e ser dura quando as circunstâncias forem tais e ela precisar ser dura como aço, e quando as circunstâncias forem tais e ela precisar ser como uma flor de rosa, delicada e vulnerável, ela poderá suavizar.

Toda essa expansão deve estar disponível para a consciência da criança para que ela possa se mover facilmente. Assim ambas são boas; não direi para escolher alguma. E não há nenhuma necessidade de ficar em algum conflito: basta seguir fazendo suas coisas e deixe-a fazer as coisas dela, e às vezes mesmo se o conflito acontecer isso também é bom! Mas às vezes o excesso de qualquer coisa se torna feio.
 
Às vezes a criança deve aprender isso também; que seu pai e sua mãe podem brigar; porque algum dia ele encontrará uma mulher e haverá briga; ele deve saber que brigar é natural. De fato, tudo que for natural é bom. E agora que vocês estão se tornando alertas as coisas irão mudar.
 
 
Osho, This Is It!
 http://www.osho.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário