Translate

quarta-feira, 4 de abril de 2018

QUANDO NÃO EXISTE ORDEM
DENTRO DE NÓS


Pergunta: Quando dizeis que não existe pecado, que não existe o mal, não estareis lançando aos ventos essas distinções morais de bem e do mal sem as quais a civilização se tornaria um caos?

Krishnamurti: Sustento ainda que do ponto de vista da Vida, da libertação — a qual é a consecução de toda a experiência — não existe mal, nem bem, nem céu, nem inferno; porém, partindo do ponto de vista da limitação, essas coisas existem. Como me preocupo com a Vida e não com o que seja estreito e limitado, para mim, não existe o mal. Isto, porém, não significa que não exista o mal para aqueles que estão imersos na limitação.

Se examinardes uma árvore, verificareis que toda a energia dela está oculta nas raízes e que a fraqueza, a vida delicada, a flor tenra, a substância do fruto, estão em cima. O forte sustenta o fraco. Na civilização atual, prevalecem circunstâncias inversas; os fortes estão em cima e os fracos estão embaixo — compelindo a autoridade aos ignorantes. Daí, precisam estabelecer leis que tratem do bem e do mal; necessitarem de códigos de moral. Porém, o homem que quiser livre — e é meu deleite, meu propósito, libertar os homens — deve inverter as circunstâncias da civilização moderna e voltar à natureza e à Vida. Isto não significa o caos. Ao contrário, — pois não tendes agora o caos? Não estão todos no mundo sofrendo? Não estão amarrados à roda da tristeza? E pensais ser isto a ordem perfeita? Olhe para dentro de vós mesmos e verificareis que há aí conflito ocasionado pela condição desordenada de vossa mente e do vosso coração.

Quando não existe ordem dentro de nós, quando não houver propósito fixo em vossa vida, precisais ser guiados e compelidos à ação, pelas definições do bem e do mal, pelo estímulo do céu e o terror do inferno, pelas exigências das religiões. Se, porém, vos tornardes lâmpadas em vós mesmos, então não mais haverá bem nem mal; será tudo uma questão de experiência. Seguramente isto é mais simples do que o ser controlado por leis externas, por autoridades exteriores, por incentivo de recompensas e o temor da condenação. O que é mais simples, o que é mais digno, o que é que vos pode dar maior força para subir às alturas? Se encarardes a vida sob este ponto de vista, não mais pode existir bem nem mal.


Krishnamurti
 pensarcompulsivo.blogspot.com.br
 
 
 
"Aqueles que não aprendem nada sobre os fatos desagradáveis de suas vidas, forçam a consciência cósmica que os reproduza tantas vezes quanto seja necessário, para aprender o que ensina o drama do que aconteceu. O que negas te submete. O que aceitas te transforma... Onde o amor impera não há desejo de poder; e onde o poder predomina há falta de amor. Um é a sombra do outro... Nós não podemos mudar nada sem que primeiro a aceitemos... Até você tornar-se consciente o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino... Conhecer a sua própria escuridão é o melhor método para lidar com as trevas das outras pessoas... Sua visão se tornará clara quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora sonha. Quem olha para dentro acorda". (Carl Jung)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário