Translate

segunda-feira, 23 de abril de 2018

ENCONTROS COM 
NISARGARDATTA MAHARAJ
 
 
" Não é você quem deseja, teme e sofre, 
é a pessoa construída na fundação do seu corpo
 por circunstâncias e influências. 
Você não é essa pessoa. 
Isto deve estar claramente estabelecido 
na sua mente e nunca se perder de vista".
(Nisargadatta Maharaj)


29 de julho de 1980


Pergunta: Por que essa consciência surgiu?

Maharaj: Você é a pergunta e a resposta. Todas as suas perguntas vêm da sua identificação com o corpo. Como qualquer pergunta relacionada àquilo que era anterior ao corpo e à consciência pode ser respondida? Há iogues que se sentaram em meditação por muitos e muitos anos buscando respostas para essa pergunta, mas mesmo eles não entenderam isso. E ainda assim você está reclamando.

 
P: É um grande mistério

M: É um mistério apenas para o ignorante. Para o não identificado com o corpo, não é mais um mistério.

 
P: Maharaj não pode nos transmitir isso?

M: Eu continuo dizendo, mas você não escuta.

 
P: Maharaj nos vê como indivíduos?

M: Não há indivíduos; existem apenas corpos-alimento com o conhecimento "Eu Sou". Não há diferença entre uma formiga, um ser humano e Iswara; eles são da mesma qualidade. O corpo de uma formiga é pequeno, o do elefante é grande. A força é diferente, por causa do tamanho, mas a força vital é a mesma. Para poder haver o conhecimento, o corpo é necessário.

 
P: Como Maharaj conseguiu o nome Nisargadatta?

M: Houve uma época em que eu estava compondo poemas. Poemas costumavam fluir de dentro de mim e, nesse fluxo, apenas adicionei Nisargadatta. Eu estava me divertindo com a composição de poemas até que meu Guru me advertiu: "Você está gostando demais de compor esses poemas; desista deles!"

Qual era a intenção dele? Seu objetivo era me fundir no estado Absoluto, em vez de me deleitar com o meu sentido de ser.

Foi assim que realizei o conhecimento, não através de manipulação mental. Meu Guru disse: "Isto é assim" e, para mim, estava terminado! Se você continuar no reino do intelecto, ficará emaranhado e perdido em mais e mais conceitos.

A Consciência é o tempo fluindo continuamente. Mas eu, o Absoluto, não terei sua companhia eternamente porque a consciência está vinculada ao tempo. Quando esse sentido de ser se for, o Absoluto não conhecerá o "Eu Sou". Aparecimento e desaparecimento, nascimento e morte, estas são as qualidades do sentido de ser; elas não são suas qualidades. Você urinou e o odor está vindo dali - você é esse odor?

 
P: Não, eu não sou.

M: Esse estado de ser é como aquela urina. Pode você ser esse estado de ser?

 
P: Absolutamente não!
 
M: Você não precisa mais de sadhana. Para você, as palavras do Guru são finais.
 
 
 http://ricardo-yoga.blogspot.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário