Translate

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

O PROPÓSITO DA VIDA


Pergunta: Você disse que não existem objetivos na vida, nenhum propósito e mesmo assim estamos aqui  com a iluminação como nosso objetivo. Por favor, fale sobre isso.

Se você está aqui com a iluminação como seu objetivo, não pode estar aqui; fisicamente pode parecer estar aqui, mas não pode estar aqui comigo, o objetivo está no futuro. Eu estou aqui e a mente que é orientada por objetivos é obrigada a estar no futuro. Nós nunca nos encontraremos, eu sei! Você está aqui para conseguir algo, é por isso que não está encontrando. Eu estou aqui para persuadi-lo a abandonar qualquer ideia de conseguir qualquer coisa, seja o que for: iluminação, Muksha, Nirvana, inclusive Deus. Se você abandona essa mente orientada por objetivos, e não há outra mente, senão essa! Se você a abandona, você é iluminado. Iluminação não é uma busca, é uma realização. Não é um objetivo, é a própria natureza da vida. Assim como a vida é iluminada, ela não requer nada mais a ser acrescentado, a ser melhorado. A vida é perfeita! Ela não se move da imperfeição para a perfeição, move-se da perfeição para a perfeição. Você está aqui para obter algo e isso funciona como uma barreira. Abandone essa barreira. Apenas esteja aqui e esqueça qualquer propósito. A vida não pode ter qualquer propósito. A vida é o propósito! Como poderia ter qualquer outro propósito? De outra forma você estaria num regresso infinito, onde aquele propósito teria outro propósito... e então outro propósito teria mais outro... A vida não tem propósito e por isso é tão bela.

Não espere coisa alguma.
 
Não há necessidade de esperar, porque tudo que você pode esperar já lhe foi dado. O que mais poderia esperar?
 
Você está aqui, tudo está aqui — o mero existir já basta. Mas você não reconhece, quer um rato morto, uma viagem do ego, algum sucesso aos olhos do 
mundo.
 
Esse sucesso não virá; até os Alexandres fracassaram.
 
O próprio Alexandre morreu pobre, um mendigo, porque tudo que se acumula é tirado da pessoa — ela parte de mãos vazias.
 
De mãos vazias você vem, e de mãos vazias vai.
 
Então, para que se incomodar com sucesso, riqueza, poder — material ou espiritual?
 
Apenas seja... E ser é o maior dos milagres.
 
Volte-se para dentro de si mesmo — o que Buda chama de parabvrutti.
 
Dê uma volta completa para dentro de si, uma volta total, e de repente estará cheio de alegria, não precisará de nada.
 
Na verdade, você terá tanto que vai querer fazer jorrar sobre os outros...


Osho
Mensagem rebebida por e-mail sem identificação da fonte 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário