Translate

sábado, 10 de fevereiro de 2018

EU TENHO GUARDADO UM SEGREDO POR TODA MINHA VIDA


Osho,Você disse que os corações de seus Sannyasins batem em sintonia com o seu. Você pode falar mais sobre este fenômeno para nós? Como um discípulo se move da cabeça para o coração? Como é que às vezes um discípulo está em sintonia com você e às vezes não? E, se é assim, o que faz um discípulo se afastar de você e o que o ajuda a voltar?

 
É um pouco difícil de entender. As coisas do coração são sempre difíceis de entender. Há uns poucos discípulos que estão, dia sim, dia não, em uma profunda harmonia comigo. Não há nenhum intervalo. De fato, somente estes merecem ser chamados de amigos.
 
Aqui eu gostaria de dizer algo que venho mantendo em segredo por toda minha vida:

Numa linda manhã, Gautama Buda foi dar um passeio com seu discípulo ajudante, Ananda. Era Outono; as árvores estavam se desfolhando quase nuas e todas as folhas estavam pelo caminho. O vento estava agitando as árvores e as folhas estavam fazendo belos sons. Caminhando sobre essas folhas, Buda estava imensamente feliz... a música das folhas secas.
 
Ele apanhou umas poucas folhas em suas mãos. Ananda perguntou: Bhagwan, tenho sempre pensado em perguntar uma coisa, mas a privacidade é tão difícil. Você está sempre cercado de pessoas. Hoje você está sozinho nessa floresta e não posso resistir a tentação. Quero lhe perguntar: Você já nos disse tudo ou você guardou alguns segredos? Buda disse: Você vê as folhas em minha mão? E você vê as folhas de toda a floresta? Ananda disse: Sim, vejo, mas não compreendo que isto seja a resposta.
 
Buda disse: Você irá entender. Eu tenho dito apenas esse pouco de folhas, e tenho guardado segredo todas essas folhas que estão pela floresta.

Minha situação é bem diferente. Eu tenho dito toda a floresta; somente uma coisa guardei segredo, apenas uma folha. Buda declarou antes de morrer que ele voltaria dentro de vinte e cinco séculos, e que seu nome seria Maitreya. Maitreya significa o amigo. Buda não voltará; nenhuma pessoa iluminada jamais volta, isso é apenas uma maneira de dizer...
 
O que ele estava dizendo é de tremenda importância. Isso não tem nada a ver com seu retorno; ele não pode retornar. O que ele queria dizer era que o antigo relacionamento entre o Mestre e o discípulo se tornaria irrelevante dentro de vinte e cinco séculos. Era sua percepção clara - ele não estava predizendo coisa alguma - Apenas sua clareza de ver como as coisas estão mudando, como elas mudaram no passado e como continuam mudando, levaria pelo menos vinte e cinco séculos para que a relação entre Mestre e discípulo se tornasse obsoleta. Então o Mestre iluminado será apenas o amigo.
 
Eu nunca quis ser um Mestre para ninguém. Mas as pessoas queriam um Mestre, eles queriam ser discípulos; portanto, desempenhei o papel. Chegou a hora de dizer a vocês que agora muitos de vocês estão prontos para me aceitar como o amigo. Aqueles que estão continuamente em sintonia comigo, sem qualquer pausa, são os únicos amigos reais.

Existem pessoas que às vezes estão em sintonia comigo e às vezes não estão. Você está perguntando porque isto acontece. A razão é - talvez você fique surpreso de saber - às vezes eles estão em sintonia comigo porque eu estou em sintonia com eles, porque o que quer que eu esteja dizendo é de acordo com eles. Eles sentem: Isto está perfeitamente certo. Eles não estão em sintonia comigo. Pelo contrario, eles sentem que estão em sintonia comigo somente porque estou realizando algumas de suas ideias, algumas de suas expectativas. Isso é uma ilusão.
 
Quando você está realmente em sintonia comigo, você não pode sair fora disso. Mas se alguém sair fora disso, isso simplesmente significa que eu disse algo, que fiz alguma coisa, com a qual você não concorda. Você permanece o juiz. Você não abandonou o julgamento. Seu ego ainda está presente.

Eu costumava dar um passeio todos os dias com um de meus professores. Um dia quando estávamos retornando, outro professor nos encontrou no caminho. Ele estava dando um passeio; nós estávamos retornando. Ele me conhecia, mas ele não conhecia meu professor. Meu professor era recém-chegado, ele havia se juntado ao nosso departamento há apenas dois ou três dias. Então ele me perguntou: Você vem aqui todos os dias?
 
Eu disse: Sim, venho todos os dias. E por três dias meu professor tem vindo comigo. Meu professor parecia aborrecido. Perguntei a ele: Qual é o caso? Você parece raivoso. Ele disse: Certamente. Você vem comigo e você disse que venho com você.
 
Eu disse: Realmente certo. Como pode um professor vir com um aluno? É sempre o aluno que vem com o professor. Assim, me perdoe. Mas isso simplesmente mostra que você é um idiota; e de amanhã em diante você não mais virá comigo.

As pessoas são estranhas. Eu estava lá havia dois anos. Ele estava lá há somente três dias, mas ele queria ouvir que eu estava vindo com ele. O ego deseja preenchimento em toda parte. Então acontece que quando você sente que estou dizendo algo que preenche suas expectativas, você está comigo, seu coração está pulsando com o meu, você está em sintonia comigo. Não. Por favor, me perdoe por ser tão franco - Somente eu estou com você. Logo alguma coisa acontece - digo alguma coisa, faço alguma coisa - e seu coração deixa de pulsar em sintonia com o meu.
 
Então se lembre de uma coisa: quando você está comigo, então é um continuum, sem qualquer pausa. O que digo, o que faço, não importa, porque você não é um juiz. Você me ama do jeito que sou. Não julgo você. Amo você do jeito que você é. E se isso muda, então se lembre que é um julgamento e ao invés de ir comigo, você está tentando me arrastar com você. E isso não muito amoroso.
 
Posso vir com você, mas você está na escuridão e você irá me conduzir para a escuridão. Não tenho nenhum problema em vir com você. Você não pode destruir minha luz; eu posso destruir sua escuridão.
 
Não tenho nada a perder vindo com você. Você terá que perder muitas coisas para vir comigo. E quando você ama alguém, você está pronto para perder qualquer coisa, tudo, até você mesmo. No momento que você está pronto a perder a si próprio, a amizade está completa. E assim há uma grande beleza.

Há exatamente vinte e cinco séculos da morte de Buda estou mudando o nome da fundação para que ela se torne Rajneesh Friends International. Isso não apenas uma mudança de nome. Isso irá mudar o próprio sabor de todo nosso movimento. E você terá que se rebelar para que o movimento torne-se aquilo que quero que ele se torne. Para que o sonho seja realizado.
 
Não me decepcione. Ok?

 
Osho, The Last Testament, Volume 3, Chapter 23 
http://www.osho.com/pt/
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário