Translate

sábado, 8 de abril de 2017

EVITE CONHECIMENTOS EMPRESTADOS

 
Para um homem que sabe demais, a comunicação torna-se quase impossível, porque ele sabe sem saber. Reuniu muitos conceitos, teorias, doutrinas, escrituras. Apenas sobrecarregou sua percepção, não a fez florescer. Nada do que sabe aconteceu a ele, tudo é emprestado; e tudo que é emprestado não passa de entulho, podridão. Jogue isso fora, assim que o puder fazer. 

Só o que com você acontece é verdadeiro.
Só o que em você floresce é verdadeiro.
Só o que em você cresce é verdadeiro e vivo. 

Lembre-se sempre disso: evite conhecimentos emprestados. 

O conhecimento emprestado torna-se um artifício da mente: esconde a ignorância, jamais a destrói. E, quanto mais você estiver rodeado de conhecimentos, bem profundamente, no centro, na própria raiz do seu ser, haverá mais ignorância e obscuridade. E um homem de conhecimento, de conhecimento emprestado, está quase que completamente fechado dentro de seu próprio conhecimento. E é difícil penetrá-lo, é difícil encontrar-lhe o coração, pois ele próprio perdeu o contato com o seu coração. 

(...) Lembre-se disso, porque é muito fácil alguém tornar-se fortemente apegado ao conhecimento: é uma paixão, uma droga. O LSD não é tão perigoso, a maconha não é tão perigosa. De certa forma, são similares, porque a maconha lhe dá um vislumbre de algo que ali não existe, dá-lhe um sonho de algo que é inteiramente subjetivo, dá-lhe uma alucinação. O conhecimento também: dá-lhe a alucinação de conhecer. Você começa por sentir que sabe, porque pode declamar os Vedas; sabe, porque pode argumentar; sabe porque você tem a mente muito lógica e aguda. Não seja tolo! A lógica nunca levou ninguém à Verdade. E uma mente racional é apenas um jogo. Todos os seus argumentos são infantis. 

A vida existe sem argumento algum e a Verdade não necessita de provas — necessita apenas de seu coração. Não de argumentos, mas do seu amor, da sua confiança, da sua possibilidade para receber. 

 
Osho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário