Translate

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

 GRANDES INSTRUTORES; PROFUNDOS ENSINAMENTOS


TEMPO DE COMBATER 

Por que queres adiar, dia a dia, o teu bom propósito? Levanta-te e começa logo, neste mesmo instante, e diz: "agora chegou o tempo de agir, o tempo de combater, o tempo de emendar-me". A ocasião não torna o homem fraco; apenas o revele tal como é. 

Combate varonilmente: um costume com outro se vence. Que será de nós no fim, se já no princípio somos tão tíbios. Os que mais progridem na virtude são aqueles que com maior coragem se esforçam para vencer-se no que mais lhes custa e mais contraria as suas inclinações. Porque o homem tanto mais aproveita e maior graça merece quanto mais se vence a si mesmo e mais se mortifica interiormente. Muitas vezes são más as nossas ações e piores as nossas desculpas. 

Aquele que, na paz, quer viver com demasiada segurança, será facilmente um medroso e um covarde no tempo da guerra. Trata de evitar e vencer em ti aquilo que mais te desagrada nos outros. Lembra-te sempre do fim e de que o tempo perdido não volta. Sem cuidado e diligência, nunca poderás alcançar a virtude. Mais trabalhoso é resistir aos vícios e paixões do que suar em serviços materiais. 

Quem não evita as faltas pequenas, pouco apouco cairá nas grandes. Vigia-te a ti mesmo. Exorta-se a ti mesmo. Aconteça o que acontecer aos outros, não descuides de ti mesmo. Se cada ano extirpássemos em nós um só defeito, em breve seríamos santos. Bem te podes envergonhar vendo a vida de Jesus Cristo, pois até agora não procuraste conformar-te com ela, estando há tanto tempo no caminho de Deus. Se Jesus Cristo entrasse em nosso coração, quão depressa seríamos instruídos em tudo!
  
 
 
Tomás de Kempis
 
SIMPLIFICA A TUA MENTE
 
Simplifica a tua mente. A fantasia e a imaginação já desencaminharam muitos. A humildade e a disciplina interior - que leva a cumprir a Lei espiritual e a compreender a vontade do eu interno - são os trilhos do teu caminho. Nestas horas crítica desta civilização, a ilusão tem grande poder de ofuscar a consciência humana. 

Não percas de vista que estás nesse conjunto e então reconhecerás os impulsos que vêm dos planos espirituais. Perceberás a vibração que trazem pela energia com que te permeiam e não te enganarás. Estás imerso numa aura planetária de que fazem parte civilizações invisíveis, intraterrenas e suprafísicas. 

Em mundos paralelos a este em que vives há seres de civilizações sutis que trabalham pela tua maior integração e harmonia com a vida do teu espírito. Canais e passagens inerdimensionais permitem que as diversas civilizações se interpenetrem e se comuniquem. 

A comunhão entre seres e energias é facilitada onde esses canais são aprimorados. Podes colaborar com essa união de mundos se elevares teu estado de consciência e tocares a tua própria essência imaterial.

José Trigueirinho Netto
 
 ENTREGA ABSOLUTA
 
Quando tudo parece sombrio, trata-se, de fato, de um cruz pesada. Mas você não pode sempre repreender esse acontecimento. 

Faça todo o possível para desligar-se dos cuidados passageiros e então descanse confiante em que o Pai fará o resto. Ele não permitirá que você caia no abismo. Tenha muita coragem. 

Não temas seus pequenos fracassos. É insensatez passar seu tempo na terra queixando-se de coisas insignificantes que não podem ser mudadas por você. Ao invés disso, descanse nos braços do seu Pai. 

Não tenha medo da escuridão nem se queixe de não poder ver o Pai, que o carrega em seus braços. Confie. A escuridão deixará de aterrorizá-lo e em breve a paz e até mesmo a alegria retornarão uma vez mais. 

Não receie dizer a Jesus que você o ama, mesmo quando você, na verdade, não sente esse amor. Dessa forma você fará com que Ele se aproxime de você e o carregue, como a criança que você sempre será: fraca demais para caminhar por si.

Santa Terezinha 
 
A PAIXÃO
 
Qualquer pessoa que permita que suas paixões tomem conta de sua vida encontrar-se-á torturada e aflita, nas mãos de um poderoso opressor. Pense em Sansão que foi símbolo de grande força certa vez, mas, nas mãos de seus inimigos, fica enfraquecido, cego, torturado e atormentado. 

Nosso inimigo são as nossas paixões.

Podemos esperar o mesmo conosco. Quanto maior o número de nossas paixões, maior o nosso tormento. "Cercaram-me como vespas", diz Davi, "ardiam como fogo no espinheiro". "Meu gemido não se esconde de ti", continua ele, "... meus rins ardem em febre, nada está ileso em minha carne; estou enfraquecido, completamente esmagado, meu coração rosna, eu solto rugidos".

Mas, enquanto nossas paixões nos atormentam, o Espírito de Deus nos revigora. "Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo. Todos vocês que vagueiam atormentados e torturados, todos vocês que estão oprimidos pelo peso de suas paixões, deixem para trás os que os oprimem e venham a Mim. Eu os revigorarei. E vocês encontrarão repouso para a alma".
 
A Paixão é um ladrão. Não apenas deixa de trazer algo à nossa vida, mas rouba-nos o que de bom já possuímos. Se não a colocarmos sob controle, vai nos devorar vivos. Vai matar nosso relacionamento com Deus. E, no final, será a única coisa a viver em nossa alma. 

Se não a matarmos primeiro, ela nos matará. Quando permitimos que a paixão nos desvie de Deus, o esforço de praticar a virtude se torna um triste fardo.

Vivemos insatisfeitos com nós mesmos, indispostos com o nosso próximo, preguiçosos em nosso relacionamento com Deus. Com nossa força espiritual enfraquecida, adoecemos. Na verdade, começamos a nos consumir - atormentados, cansados, enfraquecidos e cegos. 

Por outro lado, se aniquilarmos o domínio que a paixão exerce sobre nós, convertendo, com toda a sinceridade, nossa vida a Deus, então a paz vai florescer em nós com força revigorada, com energia renovada e com visão restaurada.

Senhor, desce sobre mim a vossa Luz como um rio de paz para me libertar das minhas incertezas, do meu medo da escuridão; faz-me de novo lembrar que no caminho do amor não se cansa nem descansa
 
João da Cruz 
 
VIDA
 
Muitas vezes, a vida mede nossa fé opondo-nos resistência. Os obstáculos fazem parte da caminhada e render-se a eles demonstra fraqueza.

Não há, na história da humanidade, um grande homem sequer que não tenha tido uma fé inquebrantável. Somente através da persistência e do bom ânimo é que conseguimos tornar realidade nossos mais ousados sonhos.

Quando se tem a certeza interior de que estamos no caminho certo, nada, nem ninguém, pode ser mais forte que nós mesmos. Possuímos uma força poderosa, capaz de perseverar e conseguir tudo, bastando acreditar firmemente que, mesmo difícil, jamais será impossível.

Vale lembrar o ditado: "O IMPOSSÍVEL É O POSSÍVEL QUE NUNCA FOI TENTADO". Chega quem caminha. Estão, caminhe com determinação, jamais duvidando da sua capacidade de vencer.Você pode, se acredita que pode.

Todos nós, quando bem intencionados, somos vencedores de uma vida nova. E, para tanto, necessário se faz uma ação contínua e persistente no sentido de tornar nossa vida mais próspera e feliz. Sem esforço não existe vitória. Persistência hoje e sempre, persistência mais e muito. E lembre-se: "UM MUNDO MELHOR COMEÇA EM VOCE".

Tantas outras constatações invadem o nosso dia-a-dia entrando também no espaço do desenvolvimento espiritual. Diversos são os caminhos, mas uma coisa é certa: o ser humano é resultado de si mesmo, ou seja, ele é consequência natural de seus pensamentos e ações.

Viver positivamente é criar uma visão construtiva, amorosa e otimista para melhor atuar neste mundo mágico de Deus. Mas o que é, de forma mais detalhada, ter uma vida positiva?
Pois então vou dar algumas dicas preciosas para você conquistar tempos novos e mais prósperos para sua vida querida.

Ter uma vida positiva é ter consciência que o universo precisa de você; é lutar pelos SONHOS de maneira determinada; é crescer sem precisar diminuir ninguém; é ter a verdade como um princípio vital; é usar o poder da ousadia construtiva; é saber agradecer e perdoar, fraterna e totalmente; é priorizar a família; é viver cada dia de uma vez, sendo alegre no presente e otimista no futuro; é respeitar o próprio corpo; é se preocupar com os mais carentes; é preservar a natureza; é ter a tenacidade de uma águia, o entusiasmo de uma formiga e a meiguice de um beija-flor; é não se abater nos momentos de dor; é jamais perder a esperança; é ter auto estima; é ser rico em humildade; é sempre fazer a sua parte.

Charles Spencer Chaplin
 
A EXISTÊNCIA
 
Simplesmente olhe para a existência e sua abundância…

Qual a necessidade de tantas flores no mundo? Apenas rosas bastariam…

Mas a existência é farta – milhões e milhões de flores, milhões e milhões de pássaros, milhões de animais – tudo em abundância…

A natureza não é ascética, ela está dançando em toda a parte – no oceano, nas árvores. Está cantando em toda parte – no vento passando através dos pinheiros, nos pássaros…
Assim como tudo na natureza, você é um ser absolutamente sagrado!

Você nasceu para as grandes alturas. Voe sem medo, porque você é o INFINITO!”

Como Fernão Capelo Gaivota, voe, execute cada vez um voo mais alto.
 
Sou guerreiro:
a minha espada é o amor,
o meu escudo é o humor,
o meu espaço é a coerência,
o meu texto é a liberdade.

Perdoem-me, se a minha felicidade é insuportável, mas não escolhi o bom senso comum. Prefiro a imaginação dos índios, que tem embutida a inocência.

É possível que tenhamos que ser apenas humanos.

Sem Amor nada tem sentido, sem Amor estamos perdidos,
sem Amor corremos de novo o risco de estarmos caminhando de costas para a luz.

Por esta razão é muito importante que apenas o Amor inspire as nossas ações.

Anseio que descubras a mensagem por detrás das palavras; não sou um sábio, sou apenas um ser apaixonado pela vida.

A melhor forma de despertar é deixando de questionar se nossas ações incomodam aqueles que dormem ao nosso lado.

A chegada não importa, o caminho e a meta são a mesma coisa.
Não precisamos correr para algum lugar, apenas dar cada passo com plena consciência.

Quando somos maiores que aquilo que fazemos, nada pode nos desequilibrar.
Porém, quando permitimos que as coisas sejam maiores do que nós, o nosso desequilíbrio está garantido.

É possível que sejamos apenas água fluindo;o caminho terá que ser feito por nós.

Porém, não permitas que o leito escravize o rio, ou então, em vez de um caminho, terás um cárcere.

Amo a minha loucura que me vacina contra a estupidez.
Amo o amor que me imuniza contra a infelicidade que prolifera, infectando almas e atrofiando corações.

As pessoas estão tão acostumadas com a infelicidade, que a sensação de felicidade lhes parece estranha.

As pessoas estão tão reprimidas, que a ternura espontânea as incomoda, e o amor lhes inspira desconfiança.

A vida é um cântico à beleza, uma chamada à transparência.

Peço-lhes perdão, mas…. DECLARO-ME VIVO!

Autor: Quechua 
 
CONSAGRAÇÃO
 
Consagro todo o meu ser a Ti, Ó Mestre Sublime que és a vida, a luz e o amor de todas as coisas, mas  ainda me é difícil aplicar esta consagração em detalhe.

Tua Luz está em mim como um fogo vivificante e Teu divino Amor me penetra: com todo meu ser aspiro que Tu reines como um Senhor Soberano neste corpo que quer tornar-se Teu instrumento dócil e Teu servidor fiel.

Todos os meus pensamentos vão para Ti, todos os meus atos Te são consagrados; Tua Presença é para mim um fato certo, imutável, invariável, e Tua Paz habita constantemente meu coração. 

Contudo sei que este estado de União é miserável e precário comparado àquele que me será possível realizar amanhã, e que estou longe ainda, muito longe sem dúvida, dessa Identificação onde perderei totalmente a noção do “eu”, deste “eu” que uso ainda para me exprimir, mas que, a cada vez, é um empecilho, como um termo impróprio para exprimir o pensamento que quer expressar-se. 
 
Que apaziguadora segurança esta serena confiança em Teu Poder Absoluto! Tu és tudo, em todo lugar, em tudo, e este corpo que age é Teu próprio corpo, como o universo visível em seu todo: és Tu que respiras, que pensas e que amas nesta substância que, sendo Tu mesmo, quer ser Tua dócil serva. 

Que cântico de ação de graças eu não Te deveria cantar a cada instante! Em todo lugar e em todas as coisas, em torno de mim, Tu Te manifestas; em mim, Tua consciência e Tua vontade se exprimem cada vez mais claramente, ao ponto de eu quase perder totalmente essa grosseira ilusão do “eu” e do “meu”.

Se, ainda, algumas sombras, algumas saliências deixam-se ver nessa grande Luz que Te manifesta, como irão elas suportar por muito tempo o brilho maravilhoso de Teu esplêndido Amor?

És Tu que tornas a experiência fecunda, és Tu que fazes que a vidas seja progressiva, és Tu que obrigas a obscuridade a dissolver-se instantaneamente diante da Luz, és Tu que dás ao Amor todo seu poder, és Tu que ergues em toda parte a matéria nesta maravilhosa e ardente aspiração, nesta sublime sede de Eternidade. 

Tu, em toda parte e sempre: na essência e na manifestação... Sombra, ilusão, dissipai-vos; sofrimento, desvanece-te: Senhor Supremo, não estás Tu aí !

Mirra Alfassa (A Mãe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário