Translate

terça-feira, 12 de setembro de 2017

VERIFICAI VOSSAS VÁRIAS FORMAS DE EXPLORAÇÃO


Pergunta: Estais satisfeito com o modo pelo qual a sociedade humana — refiro-me ao que vulgarmente é conhecido como sociedade humana civilizada — está organizada? Se assim não for, qual pensais deva ser o ideal da organização social?

Krishnamurti: Não pode haver um sistema ideal pelo qual o homem seja forçado a viver. Não estou, mais do que vós, satisfeito com a presente civilização, a qual é baseada no egoísmo, na autoridade civilizada. Onde quer que haja autoridade espiritual, seja ela de ideias seja de personalidades, essa autoridade força ao homem a adaptar-se a um molde, e um tal molde conduz à corrupção. Para mim, onde quer que haja imitação, há corrupção em vez de liberdade. Uma tal autoridade deve desaparecer inteiramente. Esta pretensa autoridade “espiritual”, conduz ao medo, à imitação e à formação de religiões e instituições.

Vem, a seguir, a autoridade econômica, baseada sobre o interesse egoísta em todas as suas formas, com seus tentáculos de amplo alcance.

Há ainda a autoridade nacional, o patriotismo; sois franceses, alemães, ingleses ou americanos. Todas estas divisões conduzem a guerras políticas e econômicas.

Assim, pois, se vossa mente e coração estiverem presos nesta rede de autoridade, de imitação, por idealista que seja o sistema, ele jamais libertará o homem, pois que a liberdade é o entendimento da completude. Vós sois seres humanos, não instituições ou nações. Pelo fato de serdes humanos, tendes que combater a autoridade em vós mesmos. Podeis rebelar-vos contra a autoridade e, apesar disso, estar exercendo a vossa autoridade sobre outrem; olhai, pois, para vós mesmos. Tornai-vos responsáveis por vós mesmos; averiguai se por acaso estais exercendo autoridade espiritual por meio de vossas ideias e pelas vossas instituições. Isto é exploração espiritual, que é exatamente a mesma coisa que exploração econômica. A seguir verificai, economicamente, se vosso trabalho se baseia no interesse egoísta; se sois cobiçosos de bens, escravos do dinheiro. Averiguais ainda se sois patriota, se estais limitados pelos coloridos trechos dos mapas.

Por favor, apercebei-vos de que não vos é possível compreender a Verdade se fordes desumanos. Estas coisas são desumanas e, a não ser que em vós próprios as modifiqueis, não podereis realizar a completude. Verificai se sois egoístas, irrefletidos, atabalhoados, trabalhando pelo vosso próprio interesse, estimulados à conduta reta pelas circunstâncias externas, e libertai a vós próprios de todas essas coisas. Haveis de dizer, “necessito de um incentivo para o trabalho”, o que no final das contas não será mais que egoísmo. É por esta razão que dou tal importância ao vos tornardes cônscios de vós próprios, de todos os vossos temores e crenças. Quando vos estiverdes libertando destas coisas, ajudareis a formar a verdadeira ordem na sociedade.

 
Krishnamurti
Fonte:pensarcompulsivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário