Translate

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

NECESSITAIS LIBERTAR-VOS DO DESEJO DE ESCAPAR DO CONFLITO


 
Pergunta: Podem todos atingir a perfeição ou a incorruptibilidade sem auxílio ou instrução por parte daqueles que estão acima de nós em evolução? Não terá sido a vitória do Buda um inventivo para vós? Não existe valor no exemplo?

Krishnamurti: Se o desejo de seguir um exemplo brota do medo, um tal exemplo é destituído de valor, porém se vós, cuidadosa e impessoalmente analisardes a vós mesmos e o exemplo ou ensinamento — desprovido de todo o medo, de todo o apego, sem o desejo pessoal de conforto ou da perpetuação da existência individual e sem imortalizar o exemplo — então, um ensinamento ou um exemplo podem ter valor. Porém, antes de mais nada, necessitais ficar libertos do medo, deveis libertar-vos do desejo de fugir, de escapar do conflito; de outro modo, como acontece na maioria dos casos, a instrução, os guias, os exemplos, tornam-se nada mais que um santuário para os covardes, os quais, por meio da imitação, esperam chegar à realização. Não é por meio da imitação que encontrais a verdade. A vida não faz de vós um tipo; e não é por vos modelardes em uma imagem, por meio do medo que plenamente haveis de realizar a verdade da vida, a verdade da felicidade. Um exemplo é somente de valor se houver absoluta bravura de vossa parte, não arrogância, porém, bravura. Então um exemplo, um guia, um ensinamento tem seu valor; porém de outro modo somente sereis uma maquina que copia, que imita — que não tem valor.
 
Pergunta: Temos sido aconselhados a buscar os nossos desejos secretos a dar-lhes pleno escopo para a sua expressão. Infortunadamente os nossos secretos desejos podem ser de natureza tal que a sua expressão seja não somente impraticável, porém uma ameaça para a sociedade organizada e um dano para os nossos semelhantes. Daí o motivo por que o fardo desses desejos deve ficar adormecido no coração do homem, causando-lhe agonia dia e noite. Poderíeis, por favor, proporcionar-nos os benefícios de vossa sabedoria sobre este assunto?

Krishnamurti: Eu disse: pesquise vossos corações e mentes e verificai qual o alvo secreto de vossos desejos. Podereis expressá-los e, por essa maneira, criar tristeza maior para vós mesmos, porém o homem sábio ajusta seus desejos secretos à realidade, sendo como é, a realidade, o propósito da existência individual.

Se eu possuísse um desejo secreto de qualquer espécie e meramente o reprimisse sem entendimento, esse desejo tornar-se-ia semelhante a um veneno no corpo que algum dia teria de vir à existência. Se, porém, eu o analisasse a luz da finalidade da existência, do ser individual, então poderia ajustar esse desejo à totalidade, achando-me constantemente acautelado quanto a esse propósito. De outra maneira, as experiências, tornam-se em uma jaula que vos encadeiam. Por isso é que eu digo que se o vosso desejo secreto é o de buscar um santuário, um lugar de conforto, que nada tem a ver com a verdade, criareis guias, instrutores, exemplos. Eles ser-vos-ão muito convenientes. Se, porém, não mais buscardes conforto — pois que a verdade não é conforto, é tudo — então tornareis o desejo inclusivo de tudo, em lugar de exclusivo. Quando conhecerdes vossa própria mente e coração, estareis livres na ação — o que é ainda maior. Pois as ações brotam do pensamento e das emoções, e tão depressa conheceis vossa própria mente e coração, vossas ações tornam-se puras.
 
 
Krishnamurti
Fonte:pensarcompulsivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário