Translate

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

LIBERTE-SE DA REDE DO TEMPO
 
Sem meditação, não existe autoconhecimento; sem autoconhecimento, não existe meditação. Então você tem que começar a saber o que você é. Você não pode ir longe sem começar perto, sem compreender o processo diário do pensamento, sentir, e ação. 
 
Em outras palavras, o pensamento tem que compreender seu próprio trabalho, e quando você vê a si mesmo funcionando, observará que o pensamento vai do conhecido para o conhecido. Você não pode pensar no desconhecido. Aquilo que você conhece não é real porque o que você conhece existe só no tempo. 
 
Para se libertar da rede do tempo é preciso interesse, não pensar a respeito do desconhecido, pois, você não pode pensar no desconhecido. As respostas para suas preces são do conhecido. Para receber o desconhecido, a própria mente deve se tornar o desconhecido. A mente é o resultado do processo de pensamento, o resultado do tempo, e este processo de pensamento deve chegar ao fim. 
 
A mente não pode pensar naquilo que é eterno, infinito; portanto, a mente deve estar livre do tempo, o processo de tempo da mente deve ser dissolvido. Só quando a mente está completamente livre do ontem, e não está usando o presente como meio para o futuro, ela é capaz de receber o eterno. 
 
Portanto, nosso interesse em meditação é conhecer a si mesmo, não só superficialmente, mas todo o conteúdo da consciência interior, oculta. Sem conhecer tudo isso e estar livre desse condicionamento você não pode ir além dos limites da mente. Por isso o processo da mente deve cessar, e para essa cessação deve haver o conhecimento de si mesmo. 
 
Portanto, meditação é o início da sabedoria, que é compreensão de sua própria mente e coração.

 
 
J. Krishnamurti, The Book of Life
Fonte:pensarcompulsivo

 
 

Um fragmento do livro “Inteligência espiritual”, de Dan Millman:

O tempo é um paradoxo, que viaja de um “passado” para um “futuro” sem existência alguma, exceto nas nossas próprias mentes. A ideia do tempo é um convênio de pensamento e de linguagem, um acordo social. Aqui vai a Verdade mais profunda: Só temos este momento. Só é possível viver feliz para sempre um momento após o outro. (Margaret Bonnano)

Agora é sempre um bom momento.

Você pode projetar a sua mente no que chamamos de passado ou de futuro, mas não pode viver em nenhum outro momento que no presente.

O que você fez esta manhã ou ontem ou o ano passado se desvaneceu agora, não existe exceto na sua mente. O que há de vir é só um sonho. Só temos este momento.

As suas sensações sobre o passado são só um raio de impressões e memórias ocorrendo no presente. Os arrependimentos do passado são impressões presentes, ocorrendo agora. As ansiedades sobre o futuro não têm nenhuma realidade exceto na sua mente.

Saber e fazer não são necessariamente a mesma coisa. Quando você tem um problema, implica algo passado ou futuro. Você mantém os problemas vivos na sua mente no presente, colocando a sua atenção e energia, deixando-os viver sem pagar aluguel, na sua cabeça. Não lhes dê o seu tempo. A vida é muito curta. Só o agora existe, só o agora é real.

Acolha com amor este momento. Não importa por onde divague a sua mente, seu corpo sempre permanece aqui e agora. Quando você sentir ansiedade, coloque a sua mente para descansar no presente. Respire profundamente, e volte, aqui e agora.



Fonte:https://pt.serena-mente.com


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário