Translate

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

CAMINHO DA VERDADE


Esqueçamos a autoria,
concentremo-nos no conteúdo,
                        que nos indica a direção.


Quando um homem não encontra a si mesmo, não encontra nada”.

Quem conhece o outro é sábio, quem conhece a si mesmo é iluminado”.

“Seu trabalho é descobrir seu mundo e então com todo seu coração entregar-se a ele”.“Quando o Eu se confunde com o corpo e a mente é soterrado por medos mortais. O Eu recupera sua ausência de medo ao realizar a Verdade de Si Mesmo.”

Auto-conhecimento é a última conquista que, poderíamos dizer, não necessita de mais conquistas. Qualquer outro tipo de conquista não pode dar a uma pessoa felicidade e segurança duradouras. Mas ao ganhar autoconhecimento, onde uma vida de busca encontra seu ápice, todas as conquistas são realizadas.”

“Os homens viajam para se maravilharem com a altura das montanhas, as ondas imensas do mar, os longos cursos dos rios, o vasto âmbito do oceano, o movimento circular das estrelas e passam por si mesmos sem se maravilhar”

“Esse erro de não te conheceres a ti mesmo é a fonte de todas as tuas tristezas e a causa de todos os teus tropeços”.

“Você está procurando alegria e paz em lugares distantes. Mas a primavera da alegria está no seu coração. O refúgio da paz está em você mesmo.”  

“Desejo tão somente afirmar que a pior desgraça para todo homem seria permanecer  espiritualmente no engano em relação à natureza das coisas e que não há nada de mais desagradável e detestado do que ter e possuir na própria alma a ignorância e a mentira.”

“Se você conquistar o conhecimento do Eu, o significado da vida não será mais um mistério. Você compreenderá claramente o porque e o como deste universo. Todas as coisas transcendentais serão conhecidas para você como a maçã na palma da sua mão”.

“Sem auto-conhecimento, sem entender o funcionamento e as funções de sua máquina, o homem não pode ser livre, não pode governar a si mesmo e será para sempre um escravo.”

“O mais útil e o menos avançado de todos os conhecimentos humanos me parece ser o do homem; e ouso dizer que só a inscrição do templo de Delfos continha um preceito mais importante e mais difícil do que todos os grossos livros dos moralistas.

“Existe somente Uma Mente e não uma partícula de qualquer outra coisa pra segurar, pois esta Mente é Buda. Se vocês praticantes do Caminho não despertarem essa substância da Mente, vocês encobrirão a Mente com pensamento conceitual, vocês buscarão o Buda do lado de fora, e vocês permanecerão apegados às formas, práticas pias e assim por diante, todos coisas prejudiciais e não o caminho para o conhecimento supremo”.

“Todos os homens deveriam lutar para aprender, antes de morrer do que estão fugindo, e para onde, e porquê.”

“Olhe dentro das profundezas de sua própria alma e aprenda primeira a conhecer você mesmo, então você entenderá porque essa doença tinha que acontecer a você e talvez assim você evite ficar doente dali em diante.”

“Para realizar Deus você tem que querê-Lo tanto quanto um homem se afogando quer ar”.

“Encontre Deus. Esse é o único propósito da vida. Terá nascido em vão quem, tendo alcançado um nascimento humano, tão difícil de conseguir, não tente realizar Deus nesta vida.”

“A única coisa necessária é você fazer o contato com seu Eu interno. Todos sabemos disso, mas quando vamos viver, esquecemos.”

É preciso primeiro conhecer a si mesmo antes de conhecer qualquer outra coisa. Somente quando a pessoa entendeu a si mesma internamente, e então enxerga o caminho na sua frente, é que sua vida adquire calma e significado”.

“A viagem real da descoberta não consiste em procurar novas terras mas em ver com novos olhos”.

“Ne te quaesiveris extra” (não procure fora).



Coletânea de indicações daqueles que aqui estiveram antes de nós e nos indicaram o caminho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário