Translate

sábado, 30 de setembro de 2017

LIBERTANDO A VIDA QUE ESTÁ DENTRO DE VÓS MESMOS


"Liberdade é isso: 
estar no momento, ser do momento, 
nunca se preocupar com o passado, 
nunca se preocupar com o que ainda não veio 
e nunca tentar fazer uma sequência lógica 
de coisa alguma". (Osho)
  

Pergunta: Se a libertação é independente do crescimento evolucionário e se um homem apenas ligeiramente evoluído pode atingir a libertação e, com ela, o aniquilamento do eu, como pode tal homem prosseguir em sua evolução se não possui ego no qual possa armazenar a essência de suas futuras experiências?


Krishnamurti: Evolução é a extensão da individualidade —aquilo a que chamareis consciência individual, autoconsciência no tempo. Ora aquilo que é imperfeito, que é a individualidade, não pode ser multiplicado; a imperfeição não pode ser evolucionada e, se o for, permanecerá sempre imperfeição. De nada serve multiplicar aquilo que é separatividade digamos, até o grau “n” — pois que ficará sempre separado pelo fato de possuir suas raízes na separação. Portanto, a multiplicação desse “eu sou”, que é separatividade, jamais conduzirá à exclusividade. A evolução desse “eu sou” tem de permanecer sempre imperfeita, pois que parte da imperfeição. Na melhor das hipóteses, não é mais que uma expansão da separatividade. A libertação, por outro lado, é o libertar-se da consciência a qual não é a multiplicação do “eu sou”; e sim o desgaste do sentimento de separatividade.


Pergunta: Torna-se a vida de um indivíduo de qualquer modo melhor e mais útil no mundo simplesmente pelo fato de deixar ele de seguir a instrutores menores e aderir ao maior de todos, embora este maior não deseje seguidores e sim apenas que se viva a vida?


Krishnamurti: Para que vindes assistir a estas reuniões? Por pensardes que aqui existe alguém que é honesto e sincero e que atingiu a meta. Assistis afim de compreenderdes certa atitude que eu sustento ser a atitude única. Não vos digo que deveis formar divisões acerca deste fato e criar intolerância. Se estiverdes pensando que este é um método único que vos explicará o processo integral de viver, jamais o compreendereis. Se, porém, continuamente vos ajustardes à vida, não somente aqui no momento presente, porém depois que daqui vos retirardes, então não estareis seguindo a ninguém. Vede, pois, que o atingimento espiritual não está no seguir a outrem, seja um guia, um instrutor, ou um profeta. Eu não sou nenhuma destas coisas. É uma desgraça o atribuírem-me tantos nomes. Eles irão desaparecendo gradualmente. A coisa que me importa é o estar unido com a vida, o ser livre e feliz; e somente podereis chegar a isto libertando a vida que está dentro de vós mesmos.


 
Jiddu Krishnamurti 
Fonte:pensarcompulsivo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário