Translate

segunda-feira, 6 de março de 2017

“O CAMINHO ENSOLARADO” 



"A vida deve desabrochar como uma flor
oferecendo-se ao Divino."
(Mira Alfassa)

Da mesma forma como participamos, sem termos a clara experiência disto, de movimentos como o da Terra em torno de si mesma, em torno do Sol, ou de outros de escala cósmica ainda maior, na visão de Sri Aurobindo estamos todos, conscientemente ou não, incluídos num grande univesal movimento/processo : a evolução. 

O que é Evolução? É o desvelar-se, o desenvolver-se progressivo da CONSCIÊNCIA, latente em cada um de nós e no mundo e em todas as coisas, até a plena realização, no campo material, na Terra, de todas as suas potencialidades infinitas; pois, sempre segundo Sri Aurobindo, o que está involuído aqui, e que agora evolui, é o Espírito, Sat-Chit-Ananda, Ser-Consciência/Força- Beatitude/Alegria infinitos.

Na esfera humana, individual, o destino e a tarefa de cada um é progressivamente descobrir, manifestar e viver plenamente sua Verdade. Onde encontrá-la? No cerne luminoso do ser, no coração mais profundo de cada um; e é a descoberta desta dimensão, o permitir que ela venha à frente e conduza nossa vida e destino que nos permitirá viver esta evolução como um movimento realizado em paz, força, luz e alegria, firmes, regulares, crescentes. Este é o caminho ensolaradode que nos fala Sri Aurobindo.

Ele é possível e acessível a cada um de nós, se nos dermos ao trabalho de descobri-lo. Uma vez desperto para esta luz interior, cada ser humano viverá e manifestará sua irradiação, e irão aflorar espontaneamente nele atributos como amor, compaixão e respeito – para consigo mesmo, para com o outro (para com todas as criaturas), para com a Terra.  

Pois, ainda segundo Sri Aurobindo, também o planeta Terra move-se rumo à manifestação plena de seu destino espiritual; a Terra está destinada a ser morada e jardim de luz, poder e alegria  infinitos, para todas as suas criaturas – a tornar-se a “Nova Terra”, campo para a plena manifestação do Espírito: 
  
Os cumes do Espírito e a base da Natureza se aproximarão do segredo de sua verdade apartada
E conhecerão um ao outro como uma só divindade.
O Espírito olhará através do semblante da Matéria
E a Matéria revelará a face do Espírito.
Então o humano e o supra-humano se unirão
E toda a Terra se tornará uma única verdade.
(Sri Aurobindo)

Ao ser humano, contudo – a cabeça da evolução terrestre, até o momento – é facultada a escolha: colaborar, ou dificultar este movimento. As interferências humanas no ecossistema e suas consequências fazem evidente que chegamos a um momento, uma encruzilhada em que nossas escolhas serão para nós decisivas, irretratáveis.

A dor da Terra é o resgate de sua alegria aprisiona da.
Para a alegria, não para o sofrimento, a Terra foi
feita. (Sri Aurobindo)


Fonte: CASA Sri Aurobindo - Núcleo para o Livre Desenvolvimento da Consciência (Textos de leituras em eventos da CASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário