Translate

segunda-feira, 13 de julho de 2015

ESTEJA TÃO LONGE QUE NEM MESMO VOCÊ POSSA ACHAR A SI MESMO
 
Nunca esteja demasiadamente próximo; esteja além, de modo que eles não possam encontrá-lo, que não possam chegar a você para conformá-lo, para moldá-lo. 
 
Esteja ao longe, como as montanhas, como o ar puro; tão longe que não possua pais, relações, família, país; tão longe que sequer saiba onde está. 
 
Não deixe que o encontrem; não crie com eles contatos por demais estreitos. Esteja tão longe que nem você possa encontrar a si mesmo; mantenha uma distância que jamais possa ser atravessada; tenha sempre aberta uma passagem através da qual ninguém possa entrar. 
 
Não feche a porta, pois não existe porta, só uma passagem aberta, infinita; se você fecha alguma porta, eles estarão perto demais, e você se perderá. Mantenha uma distância na qual eles não possam tocá-lo com seu hálito, que viaja ao longe e às profundezas; não seja contaminado por eles, por suas palavras, por seu grande conhecimento; eles têm grande conhecimento, mas esteja além de modo que nem mesmo você possa achar a si mesmo.
 
Pois eles o estão esperando em cada esquina, cada casa, para forjá-lo, moldá-lo, para fazê-lo em pedaços e logo reuni-los segundo sua própria imagem. Os deuses deles, tanto os pequenos quanto os grandes, são sua própria imagem talhada por suas próprias mentes ou mãos. 
 
Estão esperando por você: o padre e o comunista, o crente e o ateu, pois são todos iguais; pensam que são diferentes, mas não são, pois todos o doutrinam até que você seja um deles, até que repita suas palavras, adore seus santos, tanto os antigos quanto os recentes; eles possuem exércitos para seus deuses e países, e são especialistas em matar. 
 
Guarde distância, pois estão esperando por você, tanto o educador quanto o homem de negócios; o primeiro o treinará, para que os outros o conformem às exigências de sua sociedade, que é uma coisa mortífera; eles o transformarão em um cientista, um engenheiro, um especialista em quase tudo, desde culinária até arquitetura, de arquitetura à filosofia. 
 
Guarde uma grande distância; eles estão esperando por você, o político e o reformador; o primeiro o atira na sarjeta e o outro o recupera; eles manipulam as palavras, e você se perderá em tal deserto. 
 
Mantenha distância; eles estão esperando por você, os especialistas em deus e os lançadores de bombas: os primeiros o convencerão e os segundos (o ensinarão) a matar; há muitas formas para encontrar deus e muitas, tantas formas de matar. 
 
Mas, além de tudo isto, há hordas de outros que lhe dirão o que fazer e o que não fazer; mantenha-se longe de todos, tão longe que não possa achar a si ou nenhum outro. Você também encontraria prazer em jogar com todos que o estão esperando, mas o jogo se torna tão complicado e sedutor que você se perderá. 
 
Nunca esteja perto demais,
 esteja tão ao longe que nem mesmo você 
possa achar a si mesmo.

Eles têm uma coisa chamada sociedade e família: são seus verdadeiros deuses, a teia na qual você acabará emaranhado.

 
 
Krishnamurti
 
 
 
Creio que Krishnamurti quer nos alertar para a 'identificação', pois se não estivermos atentos, se não observarmos cuidadosamente as nossas ações estaremos nos conformando com elas. O mundo está repleto de 'conceitos', há definições para tudo e essas definições vão nos acorrentando, nos amarrando a essa teia a qual grande parte da humanidade está atada, por isso precisamos estar como as nuvens, as montanhas o deserto, muito distantes, mesmo fazendo parte do mundo... atuar apenas como simples observadores é a atitude mais sensata ... KyraKally

Nenhum comentário:

Postar um comentário