Translate

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

DESPERTE PARA SEMPRE

Sutra 30
Todas as coisas surgem e passam.
Mas o desperto desperta para sempre.



Fique atento, acorde. Então, você verá que tudo vem e vai, tudo vem e passa.
 
A vida é um fluxo. Sua consciência é a única coisa que é inamovível, que é eterna. Alcançá-la é a liberdade. Alcançá-la é a meta da vida. Se você a perdeu, você perdeu sua vida e perdeu um presente tremendamente grandioso, uma grande oportunidade.

Osho Silence
https://blogdoosho.blogspot.com
 
 
PARA DESPERTAR
 
Quando sua consciência se ilumina, naturalmente você passa a enxergar toda a confusão em sua vida com outros olhos: você percebe como, na verdade, foi você mesmo quem criou a sua própria tristeza, angústia e sofrimento. 

E o simples ato de ver com clareza já é o bastante para que toda confusão se dissolva 

Um homem consciente jamais cria qualquer tipo de confusão, para si ou para os outros. Ele vive muito mais intensamente do que os demais, mas a sua vida segue sem complicações, pelo simples fato que, quando se está consciente é impossível criar confusão.

De agora em diante, decida dar cada vez mais atenção ao interior, dar cada vez mais tempo e espaço ao interior. É só uma questão de se lembrar. Lentamente, lentamente, sua consciência faz uma reviravolta. E, quando você começa a encarar a si próprio, encara o maior dos fenômenos, o mais belo, a mais linda experiência de sua vida, porque você vê a vida em sua intrínseca graça e esplendor

Esta é uma crise muito grande. Se aceitarem o desafio de encará-la, terão uma oportunidade para criar o novo… vocês estão vivendo em uma das mais belas eras – porque o velho está desaparecendo… e então um caos é criado. E é só a partir do caos que grandes estrelas nascem. 

Vocês têm a oportunidade de criar um novo Cosmos. Esta é uma oportunidade que só acontece de vez em quando – muito rara. Vocês têm sorte de estarem vivos nestes momentos críticos. Usem a oportunidade de criar o novo homem. E para criar o novo homem, vocês têm que começar consigo mesmos.

Aceite-se. Respeite-se. Deixe que sua natureza siga seu próprio curso. Não force, não reprima.

Duvide – porque a dúvida não é um pecado,  ela é um sinal de sua inteligência. Duvide e prossiga indagando até você encontrar.

Uma coisa posso dizer: aquele que investiga, encontra. Isso é absolutamente certo; nunca foi de outra maneira. Ninguém nunca chegou de mãos vazias  de uma investigação autêntica.

Abençoados são aqueles que permitem a si mesmos retirar as suas máscaras, e se contagiar com as festividades, com o amor, com a paz, com o silêncio e a celebração

O conhecimento divide, e o que divide não pode levá-lo a verdade suprema. A sabedoria unifica; na sabedoria a pessoa não sabe quem é o conhecedor, quem é o conhecido e o que é o conhecimento. É por isso que na sabedoria você se torna um místico, torna-se uma coisa só com a realidade, perde todas as distinções, as diferenças, as fronteiras, as definições. Na sabedoria você fica indefinido, tão indefinido quanto a própria realidade.

 Osho
https://oshoemportugues.wordpress.com 
 
 

DESPERTE AGORA
 
Você acha que nos últimos dias não tem se sentido como uma pessoa livre e feliz, sem problemas, sem preocupações? Não tem se sentido assim? Pois você está dormindo. Que acontece quando você está acordado? Nada se modifica tudo fica do mesmo jeito, mas é você quem muda para entrar na realidade. Então você passa a ver tudo bem claro.

Os discípulos perguntaram a um mestre oriental: “O que foi que lhe proporcionou a iluminação?” Ele respondeu: “Antes eu sentia depressão, e hoje sinto a mesma depressão, com a diferença de que, agora, não me importo mais com ela”.

Estar desperto é aceitar tudo, não como lei, nem como sacrifício e muito menos com esforço, mas por iluminação. Aceitar a tudo porque vemos as coisas com clareza, e nada nem ninguém conseguem mais nos enganar. É despertar para a luz. A dor existe, e o sofrimento só aparece quanto resis­timos à dor. A dor não é irresistível, porque tem um sentido compreensível no momento em que desaparece.

Irresistível é termos o corpo aqui e a mente no passado ou no futuro.

Insuportável é querermos distorcer a realidade, que é inamovível. Isso sim é insuportável. É uma luta inútil, como é inútil o seu resultado: o sofrimento. Não se pode lutar por aquilo que não existe.

Não se deve procurar pela felicidade onde ela não está, nem tomar a vida pelo que não é vida, porque, neste caso, estamos criando um sofrimento que é apenas o resultado de nossa cegueira e, com ele, o desassossego, a angústia, o medo, a insegurança … Nada disso existe, a não ser em nossa mente adormecida. Quando despertamos, tudo acaba.
 
Trecho do livro Auto-libertação de Anthony de Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário