Translate

quarta-feira, 16 de maio de 2018

POR QUE VOCÊ NÃO MUDA ?



Qual seria sua resposta ?


Tudo que nós inventamos, os símbolos na igreja, os rituais, todos foram colocados lá pelo pensamento. O pensamento inventou aquelas coisas, inventou o salvador, inventou os templos na Índia e o conteúdo dos templos. O pensamento inventou todas estas coisas chamadas sagradas. Vocês não podem negar isso. Então, o pensamento em si não é sagrado. E quando o pensamento inventa Deus, Deus não é sagrado. Então, o que é sagrado? Isso só pode ser compreendido ou acontecer quando há completa liberdade do medo, do sofrimento e quando há este sentido de amor e compaixão com sua própria inteligência. Então, quando a mente está totalmente quieta, aquilo que é sagrado pode acontecer.

Todas as religiões sempre disseram que só existe um caminho, nosso salvador, nosso sistema, nossa crença, nossos rituais, e só através deles você encontrará a salvação. Esta tem sido a constante canção de todas as religiões. E acontece de eu ter dito muito e muitos anos atrás que não existe caminho para a verdade. De acordo com eles a verdade é um ponto fixo. E se é um ponto fixo você pode ter um caminho... como muitos caminhos que quiser. Mas se não é um ponto fixo, é uma coisa viva, movente, movimento no sentido, não no mundo - sem tempo, o que é um assunto diferente - naturalmente não há caminho para ela. Mas, vejam, não queremos tal perigosa... perspectiva, queremos tudo fixo. Queremos que todos os objetos sejam definitivos.

Pergunto por que os seres humanos no mundo todo não veem esse simples fato,  que não há possibilidade de haver paz na terra se estão divididos nacionalisticamente. Queremos ordem externa no mundo, politicamente, religiosamente, economicamente, socialmente, na nossa relação uns com os outros, queremos ordem. Queremos alguma paz. Queremos alguma compreensão. E... se o estado interno psicológico não está em ordem, sem conflitos, sem contradições, se este estado de consciência é sereno, estável, claro, então você pode produzir ordem no mundo.

Agora o que estamos tentando fazer é tentar gerar ordem legislativamente, nacionalmente e, assim por diante. Ordem lá fora, no mundo. E tem sido provado, vezes e mais vezes que isso gera desordem totalmente. Por isso estamos dizendo... o orador - eu estou dizendo que sem ordem interna, isto é, ordem interior, na consciência, que está em confusão, que está em contradição, sem gerar ordem internamente, psicologicamente, não há possibilidade de você ter ordem externamente.

E a crise está aí. Consideramos que a crise é nacional, econômica, social, etc. A crise não está lá fora. A crise realmente é interna.  E não estamos querendo encarar isso. Estão fazendo essa pergunta? Quem está aí para lhe dizer o que fazer? Vejam isso: quando vocês são crianças os pais lhe dizem o que fazer. Essa mesma mentalidade é cultivada pela vida afora. Nas escolas lhe dizem o que fazer, na faculdade lhe dizem o que fazer. Pela vida afora alguém lhes diz: isto é certo, isto é errado, isto deve ser feito, aquilo não deve ser feito. O que significa ? Não existe investigação própria. Ninguém diz que eu sou de fato o restante da humanidade. Que vocês são. Porque todo ser humano pelo mundo afora passa por muito sofrimento, muita dor, muita angústia, incerteza, confusão, insegurança, como você, como o resto do mundo.

Pensamos: meu sofrimento é totalmente o meu sofrimento, é totalmente separado do sofrimento dos outros. Então, temos essa mentalidade que eu tenho que ter alguém para me dizer o que fazer. Desde o papa até o pobre padre da paróquia. Psicologicamente, por que eu deveria aceitar o que a outra pessoa diz quando percebo que sou o resto da humanidade ? A humanidade sou eu. O 'eu' é a história da humanidade, o livro da humanidade. Se eu souber como lê-lo não dependo de ninguém. Então, posso eu, sem distorção, sem preconceito, sem escolha, estar cônscio do conteúdo deste livro, que sou eu. Para lê-lo muito cuidadosamente, nunca distorcendo-o, isso requer uma grande atenção, uma grande energia, intensidade, prontidão. E não estamos querendo fazer tudo isso porque achamos que é muito cansativo. "Diga-me logo o que fazer que eu farei". Ou posso não fazer. Em geral eu posso não fazer. E eu pessoalmente acho que essa orientação psicológica por outra pessoa, seja a orientação religiosa, seja a orientação de um psicólogo é totalmente errada, porque você está fazendo da humanidade uma criança, que tem que ser guiada, orientada, encorajada. Todos nós somos seres humanos crescidos...  depois de 5 ou 10 milhões de anos. 

Através da negação do que não é, o positivo existe. Isto é, amor não é desejo, amor não é prazer. Amor não é uma lembrança. É tão forte quanto a morte, é tão vital quanto a vida. Veja, o amor só pode existir quando não existe sofrimento. O sofrimento é pessoal. O sofrimento é também global. O homem tem sofrido continuamente. E ele tenta combinar esse sofrimento com o que ele chama amor. E assim há sempre essa contradição, essa dualidade. Ao passo que se você nega tudo isso, isso que não é amor, então, a outra coisa aparece com uma imensa beleza, grande força e sua própria vitalidade.

Você ouviu, você como um ser humano. Por que você não muda?  O que lhe impede? Se cada um de nós fizesse esta pergunta não verbalmente, ou só intelectualmente ou como uma diversão, mas fazer essa pergunta seriamente, profundamente... Qual é a sua resposta? Qual é a sua resposta para esse problema que os seres humanos tem vivido deste modo por milênios e milênios? Por que eles não mudaram? Por que vocês que estão ouvindo agora... Por que não mudaram? Vocês sabem quais são as consequências se não mudarem. Você será nacional, nacionalista. Será tribal, insular, isolado e, portanto, não tendo relação globalmente. Lutando, lutando, lutando. Construindo mais e mais armamentos para destruir um ao outro. Agora... se você é, de fato, sério sobre isso, por que não faz essa pergunta para si mesmo? Por que eu, um ser humano, que passou por tudo isso, por que eu não mudei? Qual seria sua resposta? Afinal... a vida é única. Um movimento global unitário. Assim... do mesmo modo, nossa consciência é comum a toda humanidade. Ora, se eu mudo radicalmente, isso seguramente afetará o restante da consciência do homem. Agora... Por que vocês não mudam?



J.Krishnamurti

https://www.youtube.com/watch?v=izTHS5K5hBk

Nenhum comentário:

Postar um comentário