Translate

quarta-feira, 2 de maio de 2018

LUZ NO CAMINHO

A Sabedoria de Krishnamurti 

 

 

ONDE A VERDADE ESTÁ EM JOGO NÃO SE COGITA DE LEALDADE 

 
Pergunta: Pode um homem entender melhor a vossa mensagem se renunciar às instituições filosóficas e às igrejas? Por outras palavras, tem um homem ordinário maiores probabilidades de viver vossa mensagem se permanecer fora de todos os sistemas filosóficos e igrejas do que se pertencer a uma outra destas coisas?

Krishnamurti: Que pensais vós a respeito? Pessoalmente eu não pertenço a instituição alguma, porque acredito que as instituições estorvam o entendimento. Postas em confronto com a realidade, são consequências laterais. Sistemas filosóficos, sociedades, igrejas, são invenções da mente e, portanto, do meu ponto de vista, ilusões. E isto aplica-se tão plenamente a mim quanto a elas. Se me tornardes também autoridade vossa destruireis, por essa maneira, a realidade.

Expliquei já cuidadosamente a razão porque uma sociedade vos não pode conduzir à verdade. A verdade é um assunto puramente individual — eternamente subjetivo. As sociedades são objetivas e, a partir do momento em que adorardes a outrem, a um outro “Eu Sou”, estareis na ilusão. Por favor, atentai nisto. A vida não espera ano após ano que cresçais e vos modifiqueis. Ela é rápida e impaciente. E no entanto me fazeis estas mesmas perguntas de ano em ano. Não sei para que assistis a estes acampamentos. Muito melhor seria que fósseis uma coisa ou outra. Não vos digo isto para mostrar rudeza. O que quero dizer é que a vida é coisa muito séria para que com ela vos divirtais. Se pensais que as igrejas, os sistemas, e as sociedades são necessárias, ide filiar-vos a elas, vivei nelas, e sede sinceros com elas. Se, porém, julgais que são desnecessárias, afastai-vos delas e vinde. Onde a verdade está em jogo não se cogita de lealdade. A verdade está acima de todas as pessoas e de todas as indulgências individuais. Averiguai, portanto, o que é que realmente estais buscando e, se quiserdes fugir às ilusões, desviai-vos delas; e então verificareis quão fácil e viver sem essas coisas, quão simples, quão magnificamente crescereis em vossa própria força.

Tendes medo de utilizar vosso próprio juízo, ou de colocar à prova vossa própria força, e daí o vos quererdes pendurar nos cabides das velhas instituições que pertencem a idade que passou. 
 
 

VOCÊ NÃO É ARGILA E NEM GELEIA PARA SE AJUSTAR A UM MOLDE

Pergunta: Posso saber por que não devemos nos ajustar aos planos de nossos pais, já que sempre desejam nosso bem?

Krishnamurti: Por que se ajustaria você aos planos de seus pais, por mais dignos e nobres que tais planos sejam? Você não é argila e nem geleia para se ajustar a um molde. E se realmente se ajustar, que é que lhe acontece? Você se torna o que se chama uma boa menina ou um bom menino, e daí? Sabem o que quer dizer ser bom? Não é simplesmente fazer o que a sociedade manda ou o que determinam os pais. Ser bom é algo inteiramente diferente, não é mesmo? Só se pode ser bom quando se é inteligente, quando se tem amor, quando não se tem medo. Você não pode ser bom se tiver medo. Pode tornar-se respeitável por fazer o que manda a sociedade — e então a sociedade lhe dará uma grinalda e dirá quão boa pessoa você é; mas ser meramente respeitável não é ser bom.

Vejam, quando somos jovens não queremos nos ajustar, e ao mesmo tempo queremos ser bons. Queremos ser bondosos, delicados, ter consideração e fazer coisas generosas; mas não sabemos o que isso tudo significa, e somos "bons" porque temos medo. Nossos pais dizem: "Sejam bons", e a maioria de nós o faz, mas essa "bondade" equivale simplesmente a viver de acordo com o plano deles a nosso respeito.  
 
 

ESTÃO SUPRIMINDO TODAS AS FORMAS DE LIBERDADE
 
Há muito distúrbio e corrupção no mundo; as pessoas vivem extremamente perturbadas. É perigoso andar pelas ruas. Quando falamos em estar livres do medo, queremos a liberdade exterior — estar livres do caos, da anarquia, da ditadura. Mas nunca investigamos nem queremos saber se há uma liberdade interior, uma mente livre. Essa liberdade é real ou teórica? Consideramos o Estado como um obstáculo à liberdade. Os comunistas e outros povos totalitaristas afirmam que não existe essa tal de liberdade; o Estado, o governo, é a única autoridade. E estão suprimindo todas as formas de liberdade. Que espécie de liberdade, portanto, querem? A externa? Fora de nós? Ou a liberdade interior? Quando falamos de liberdade, trata-se da liberdade de escolha entre este e aquele governo, aqui e lá, entre liberdade exterior e interior? A psique interna sempre conquista o exterior. A psique, isto é, a estrutura interior do homem (seus pensamentos, suas emoções, ambições, ações, ganância) sempre conquista o exterior. Assim, onde buscar a liberdade? Podemos estar livres da nacionalidade que nos dá uma sensação de segurança? Pode haver liberdade em relação a todas as superstições, dogmas e religiões? Só poderá surgir uma nova civilização através da verdadeira religião, e não através da superstição e do dogma nem das religiões tradicionais.


http://pensarcompulsivo.blogspot.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário