Translate

quarta-feira, 23 de março de 2016

A EMBRIAGUEZ DO DESEJO


Se a mente está cheia de sonhos, você pode ver com clareza. Se o coração está cheio de desejos, você não pode sentir direito. Desejos, sonhos e esperanças — o futuro perturba você e, seja qual for, ele está no presente. Quando você está dividido, o desejo leva você para o futuro, e  a vida é aqui e agora. A realidade é aqui e agora, e o desejo leva você para o futuro. Então você não está mais aqui. Você vê, mas ainda assim não vê; você ouve, mas ainda assim não ouve; você sente, mas o sentimento é vago, não pode ser profundo, não pode ser penetrante. É assim que a verdade se perde.



As pessoas continuam perguntando onde encontrar o divino, onde encontrar a verdade. Não é uma questão de encontrar o divino ou a verdade. O divino sempre esteve aqui, nunca foi a outro lugar, não pode ir. Ele está onde você está, mas você não está presente, sua mente está em outro lugar. Seus olhos estão cheios de sonhos, seu coração está cheio de desejos. Você avança para o futuro, e o futuro é uma ilusão. Ou você volta para o passado, e o passado já está morto.



O passado não existe mais e o futuro ainda vai acontecer. Entre esses dois está o momento presente. Este momento é muito breve, tão breve quanto possível, é atômico, não é possível dividi-lo — ele é indivisível. Este momento passa num piscar de olhos. Se o desejo entra em cena, você perdeu o momento; se existe um sonho, você está perdendo o momento.



A situação é essa. Embriagado de desejos, cambaleando, você bate a sua porta e pergunta onde é sua casa. Você está na verdade perguntando quem você é. Esse é o seu lar, e você nunca o deixou, é impossível deixa-lo. Não é algo de você que vai sair e ir embora. É o seu interior, é o seu próprio ser.



Perguntar onde Deus está é tolice, porque você não pode perder Deus. Ele é o seu interior, seu íntimo, sua essência. É a sua existência: você o respira, você vive nele e não pode ser de outra maneira. A única coisa que aconteceu é que você ficou tão embriagado que não consegue reconhecer o seu próprio rosto. E a menos que você volte a ficar sóbrio, vai continuar procurando e continuar não se reconhecendo.



A Religião é para trazer você de volta, para torna-lo sóbrio de novo, para destruir sua embriaguez. Por que você está tão bêbado? O que o leva a ficar tão bêbado? Por que os seus olhos estão tão sonolentos? Por que você não está alerta? Qual é a causa de tudo isso? A causa é que você deseja.



Tente entender a natureza do desejo. O desejo é alcoólico, o desejo é a maior droga que existe. A maconha não é nada, o LSD — o suprassumo das drogas.



Qual é a natureza do desejo? Quando você deseja, o que acontece? Quando você deseja, você cria uma ilusão na mente; quando você deseja, já se afastou do aqui e agora. Agora você não está mais aqui; você está ausente, porque a mente está criando um sonho. Essa ausência é a sua embriaguez.



Fique no presente. Neste exato momento, as portas do céu estão abertas. Não há necessidade nem mesmo de bater, porque você não está fora do céu, você está dentro. Basta ficar atento e olhar ao redor, sem ter os olhos cheios de desejo, e você dará uma sonora gargalhada. Você vai rir da piada toda, do que vem acontecendo. É como um homem sonhando à noite.




Osho





Quando o desejo invadiu o paraíso retirou a nossa inocência... éramos puros, o que havia nos bastava. É por isso que a criança é inocente, é feliz com pequenas coisas, porém, à medida que cresce nada mais lhe basta, quer sempre mais. Quanto mais desejamos mais ambiciosos ficamos, não tem fim... Todavia é uma etapa que necessita ser vivenciada e aprendida, pois tudo aquilo que traz sofrimento deve ser transmutado à luz do amor. Disse Buda que 'um homem será tolo se alimentar desejos pelos privilégios, promoção, lucros ou pela honra, pois tais desejos nunca trazem felicidade, pelo contrário, apenas trazem sofrimento. Não deseje e não sofra! O desejo é a alma do sofrer'. Todos nós já fomos vítimas de nossos próprios desejos e as consequências, sem dúvida, foram bem amargas. Então desejemos somente aquilo que possa trazer harmonia e paz para a nossa vida! KyraKally

Nenhum comentário:

Postar um comentário