Translate

domingo, 28 de dezembro de 2014

CÂNTICOS DAS CRIATURAS
 

 
Altíssimo, onipotente e bom Deus,
Teus são o louvor, a glória,
a honra e toda bênção.
Só a Ti, Altíssimo, são devidos,
e homem algum é digno
de Te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor,
com todas as Tuas criaturas.
Especialmente o irmão Sol, que clareia o dia 
e com sua luz nos ilumina. 
Ele é belo e radiante, com grande esplendor de Ti, Altíssimo é a imagem.

  Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã Lua e as Estrelas,
que no céu formastes claras, 
preciosas e belas.

Louvado sejas meu Senhor,
pelo irmão Vento,
pelo ar ou neblina,
ou sereno e de todo
tempo,
pelo qual as Tuas criaturas
dais sustento.

Louvado sejas meu Senhor,
pela irmã Água,
que é muito útil e
humilde,
preciosa e casta.

Louvado sejas meu Senhor,
pelo irmão Fogo,
pelo qual iluminas a noite,
e ele é
belo, jucundo,
vigoroso e forte.

  Louvado sejas meu Senhor, 
pela nossa irmã, a mãe Terra, 
que nos sustenta e nos governa, 
produz frutos diversos,  
coloridas flores e ervas.

Louvado sejas meu Senhor, 
pelos que perdoam por teu amor e suportam enfermidades e tribulações.

Bem aventurados os que sustentam a paz,
que por Ti,
Altíssimo, 
 serão coroados.

Louvado sejas meu Senhor,
pela nossa irmã a morte corporal,
da qual homem algum
pode escapar.
Ai dos que morrerem
em pecado mortal!

  Felizes os que ela achar,
conforme à Tua Santíssima vontade, 
porque a segunda morte não lhes fará mal.

Louvai e bendizei
a meu Senhor,
daí-lhe graças
e servi-O com grande humildade.

Amém.


Geralmente procuramos Deus quando estamos enfermos ou sofrendo as amarguras do mundo. Quando estamos sadios, em pleno vigor físico, normalmente O esquecemos. A gratidão expressa por Francisco nesta oração é uma das mais belas formas que o homem pode manifestar; "quase cego, sozinho numa cabana de palha, em estado febril e atormentado pelos ratos, São Francisco deixou para a humanidade este canto de amor ao Pai de toda a Criação". Sejamos gratos por tudo e façamos isso diariamente antes que morramos "em pecado mortal" (dispersos na ilusão do mundo). Que ela (a morte) nos encontre felizes e gratos conforme à  Santíssima vontade de Deus.
KyraKally







Nenhum comentário:

Postar um comentário