Translate

terça-feira, 31 de outubro de 2023

 A ARTE DE ESCUTAR AS ÁRVORES

Aquele Que Sabe Falar Com
Elas Pode Compreender a Verdade
 
Hermann Hesse
 
Para mim, as árvores sempre foram os pregadores mais convincentes. Eu as reverencio quando vivem em tribos e famílias, em florestas e bosques. E eu as reverencio ainda mais quando estão sozinhas.
 
Nada é mais sagrado, nada é mais exemplar do que uma árvore bela e forte.
 
As árvores são santuários. Quem sabe falar com elas, quem sabe escutá-las, pode aprender a verdade. Elas não pregam conhecimentos e preceitos, elas ensinam, sem se deixar prender por detalhes, a antiga lei da vida.
 
Uma árvore diz: “Há uma essência escondida em mim, uma faísca, um pensamento; eu sou a vida da vida eterna. A tentativa e o risco que a mãe eterna assumiu em relação a mim são únicos, assim como são únicas a forma e as veias da minha pele, e únicos o menor jogo de folhas nos meus ramos e a menor cicatriz na minha casca. Fui feita para revelar o eterno em meus detalhes mais diminutos e mais especiais.”
 
Uma árvore diz: “Minha força está na confiança. Nada sei sobre os meus pais, nada sei sobre os mil filhos que brotam todos os anos de mim. Vivo até o fim o segredo de minha semente e só isso me interessa. Confio no fato de que Deus [1] está em mim. Confio em que meu trabalho é sagrado. Com base nesta confiança eu vivo.”
 
Quando sofremos muito e parece que não podemos mais suportar as nossas vidas, então uma árvore tem algo a nos dizer: “Fique quieto! Fique calmo! Olhe para mim! A vida não é fácil, a vida não é difícil. Esses pensamentos são infantis. Deixe Deus [a Lei do Equilíbrio] falar dentro de você, e seus pensamentos farão silêncio. Você está ansioso porque seu caminho o leva para longe da mãe e da sua casa. Mas cada passo e cada dia o levam de volta para a mãe. Sua casa não está nem aqui nem ali. Sua casa está dentro de você, ou não está em lugar nenhum.
 
As árvores têm pensamentos longos, respiração longa e repousante, assim como têm vidas mais longas do que a nossa. Elas são mais sábias do que nós, enquanto não as escutamos. Mas, quando aprendemos a ouvir as árvores, a brevidade, a rapidez e a pressa infantil dos nossos pensamentos alcançam uma alegria incomparável. Aquele que aprendeu a ouvir árvores não quer mais ser árvore. Ele não quer ser nada, exceto o que ele é. Essa é a sua casa. Essa é a felicidade.
 
NOTA:
[1] Deus – a Lei Universal de Justiça e Equilíbrio. (CCA) 
 
https://www.filosofiaesoterica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário