Translate

sábado, 15 de outubro de 2022

DENTRO DE TI ESTÁ A LUZ DO MUNDO

Para cada temperamento existe uma Via que parece a mais desejável. Contudo, só pela devoção não se encontra o Caminho, nem pela mera contemplação religiosa, nem pelo ardor de progresso, nem pelo laborioso sacrifício de si mesmo, nem pela estudiosa observação da vida. Nenhuma destas coisas, por si só, faz adiantar o discípulo mais do que um passo. Todos os degraus são necessários para subir a Escada. 

Os vícios dos homens se convertem em degraus da escada, um a um, à proporção que vão sendo dominados. As virtudes do homem são, em verdade, degraus necessários, dos quais se não pode prescindir de modo algum. Entretanto, ainda que criem uma bela atmosfera e um futuro feliz, são inúteis, se estão isoladas. A natureza toda do homem deve ser sabiamente empregada por aquele que deseja entrar no Caminho. 

Cada homem é absolutamente, para si mesmo, o Caminho, a verdade e a vida. Só o é, porém, quando domina firmemente toda a sua individualidade, e quando, pela energia de sua acordada espiritualidade, reconhece que esta individualidade não é ele mesmo, mas uma coisa que ele criou trabalhosamente para seu uso e por cujo meio se propõe – à proporção que o seu crescimento desenvolve lentamente a sua inteligência caminho – a alcançar a Vida além da individualidade. 

Quando sabe que para isto existe a sua assombrosa vida complexa e separada, então, em verdade e só então, se acha no Caminho. Busca-o nas profundidades do mais íntimo do teu ser. Busca-O provando toda a experiência, utilizando os sentidos a fim de compreender o desenvolvimento e a significação da individualidade, a formosura e a obscuridade desses outros fragmentos divinos que com ele e a seu lado combatem e que formam a raça à qual pertence. Busca-O estudando as leis do Ser, as leis da Natureza e as leis do Sobrenatural: e busca-O prosternando sua Alma ante a pequena Estrela que arde no seu interior. 

Enquanto vigia e adora com perseverança, a sua Luz irá sendo cada vez mais brilhante. Então poderá reconhecer que encontrou o começo do Caminho. E quando chegar ao fim, a sua Luz se converterá subitamente em Luz Infinita.

Não condenes o homem que cede. Estende-lhe a mão como a um teu irmão peregrino, cujos pés se tornaram pesados de lama. Tem presente – ó discípulo! – que, por grande que seja o abismo que existe entre o homem virtuoso e o pecador, é ainda maior entre o homem virtuoso e aquele que obteve o conhecimento; e é incomensurável entre o homem virtuoso e aquele que se acha nos umbrais da Divindade. Portanto, guarda-te de imaginar, antes do tempo, que és alguma coisa distinta da massa! Tu és uma parte da Harmonia!
 
Distancia-te na batalha que se irá travar e, ainda que combatas, não sejas o guerreiro. Procura o Guerreiro e deixa que ele combata por ti. Recebe Dele as ordens para a batalha, e obedece-lhe. Obedece-Lhe, não como se ele fosse um general, mas como se fosse tu-próprio, e as tuas palavras faladas a expressão dos teus desejos secretos, porque ele és tu-próprio, mas infinitamente mais sábio e mais forte do que tu és. Procura-O bem; se não, na febre e na pressa da batalha, podes passar por Ele, e Ele não te conhecerá a não ser que o conheças. Se o teu grito encontrar o Seu ouvido atento, então Ele lutará em ti e encherá o inerte vácuo interior. E se for assim, então poderás atravessar a batalha calmo e sem cansaço, pondo-te de lado e deixando que Ele se bata por ti. Então te será impossível errar uma cutilada. Mas se O não procurares, se passares por Ele, então não haverá para ti salvaguarda. O teu cérebro ondeará, o teu coração se tornará irregular, e na poeira do prélio te falharão a vista e os sentidos, e não poderás distinguir os teus amigos dos teus inimigos. Ele és tu-próprio. Tu, porém, és apenas finito e susceptível de erro; Ele é eterno e está seguro. Ele é a verdade eterna. Uma vez apossado de ti e tornado o teu Guerreiro, nunca te abandonará; e no dia da Grande Paz tornar-se-á uno contigo. 

Enquanto a natureza toda não tiver sido vencida e se tornado submissa ao Eu Superior, a Flor não poderá se abrir. Mas, um dia, no silêncio profundo ocorrerá o misterioso sucesso, o qual provará que o Caminho foi encontrado. É uma Voz que fala onde não há ninguém que fale... É um Mensageiro que vem, mensageiro sem forma nem substância... É a Flor da Alma que se abriu, e com ela nascem a confiança, o conhecimento e a certeza.

Quando o discípulo for capaz de entrar no Templo do Saber, encontrará sempre o seu Mestre. Procura em teu Coração a raiz do mal e arranca-a. Esta raiz vive no Coração do discípulo fervoroso, tanto quanto no homem de desejos. Somente o forte pode destruí-la. O fraco tem que esperar o seu crescimento, a sua frutificação e a sua morte. 
 
Tão-somente através do teu próprio Coração vem a única Luz que poderá Iluminar tua vida e torná-la clara a teus olhos. Procura em teu Coração a raiz do mal e arranca-a. Esta raiz vive no Coração do discípulo fervoroso, tanto quanto no homem de desejos. Somente o forte pode destruí-la. O fraco tem que esperar o seu crescimento, a sua frutificação e a sua morte.

Não ouças senão a Voz que é insonora.

O artista puro que trabalha por amor à sua obra, está, às vezes, mais firmemente colocado no caminho correto do que o ocultista que imagina ter removido seu interesse de si mesmo, mas que, na realidade, só ampliou os limites de experiência e de desejo, e transferiu seu interesse para coisas relativas a uma dimensão maior da vida.

Não olhes senão o que é invisível, tanto ao sentido interno como ao externo.

O grande perigo para o discípulo, através de sua peregrinação, é que uma semente de orgulho espiritual germine dentro de si e afogue sua natureza superior, antes que ele esteja consciente de seu crescimento e cresça como erva daninha em boa terra.

A Palavra só vem com a Sabedoria. Alcança a Sabedoria e alcançarás a Palavra. 
 
Mabel Collins
http://paxprofundis.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário