Translate

quarta-feira, 5 de julho de 2023

ENTRANDO NO CAMINHO DO AMOR

Não condenes o homem que cede. Estende-lhe a mão como a um teu irmão peregrino, cujos pés se tornaram pesados de lama. Tem presente – ó discípulo! – que, por grande que seja o abismo que existe entre o homem virtuoso e o pecador, é ainda maior entre o homem virtuoso e aquele que obteve o conhecimento; e é incomensurável entre o homem virtuoso e aquele que se acha nos umbrais da Divindade. Portanto, guarda-te de imaginar, antes do tempo, que és alguma coisa distinta da massa!

Tu és uma parte da Harmonia!

Enquanto a natureza toda não tiver sido vencida e se tornado submissa ao Eu Superior, a Flor não poderá se abrir. Mas, um dia, no silêncio profundo ocorrerá o misterioso sucesso, o qual provará que o Caminho foi encontrado. É uma Voz que fala onde não há ninguém que fale... É um Mensageiro que vem, mensageiro sem forma nem substância... É a Flor da Alma que se abriu, e com ela nascem a confiança, o conhecimento e a certeza.

Quando o discípulo for capaz de entrar no Templo do Saber, encontrará sempre o seu Mestre.

Distancia-te na batalha que se irá travar e, ainda que combatas, não sejas o guerreiro. Procura o Guerreiro e deixa que ele combata por ti. Recebe Dele as ordens para a batalha, e obedece-lhe. Obedece-Lhe, não como se ele fosse um general, mas como se fosse tu-próprio, e as tuas palavras faladas a expressão dos teus desejos secretos, porque ele és tu-próprio, mas infinitamente mais sábio e mais forte do que tu és. Procura-O bem; se não, na febre e na pressa da batalha, podes passar por Ele, e Ele não te conhecerá a não ser que o conheças. Se o teu grito encontrar o Seu ouvido atento, então Ele lutará em ti e encherá o inerte vácuo interior. E se for assim, então poderás atravessar a batalha calmo e sem cansaço, pondo-te de lado e deixando que Ele se bata por ti. Então te será impossível errar uma cutilada. Mas se O não procurares, se passares por Ele, então não haverá para ti salvaguarda. O teu cérebro ondeará, o teu coração se tornará irregular, e na poeira do prélio te falharão a vista e os sentidos, e não poderás distinguir os teus amigos dos teus inimigos. Ele és tu-próprio. Tu, porém, és apenas finito e susceptível de erro; Ele é eterno e está seguro. Ele é a verdade eterna. Uma vez apossado de ti e tornado o teu Guerreiro, nunca te abandonará; e no dia da Grande Paz tornar-se-á uno contigo.

Tão-somente através do teu próprio Coração vem a única Luz que poderá Iluminar tua vida e torná-la clara a teus olhos.

Procura em teu Coração a raiz do mal e arranca-a. Esta raiz vive no Coração do discípulo fervoroso, tanto quanto no homem de desejos. Somente o forte pode destruí-la. O fraco tem que esperar o seu crescimento, a sua frutificação e a sua morte.

Não ouças senão a Voz que é insonora.
 
O artista puro que trabalha por amor à sua obra, está, às vezes, mais firmemente colocado no caminho correto do que o ocultista que imagina ter removido seu interesse de si mesmo, mas que, na realidade, só ampliou os limites de experiência e de desejo, e transferiu seu interesse para coisas relativas a uma dimensão maior da vida.

Não olhes senão o que é invisível, tanto ao sentido interno como ao externo.

O grande perigo para o discípulo, através de sua peregrinação, é que uma semente de orgulho espiritual germine dentro de si e afogue sua natureza superior, antes que ele esteja consciente de seu crescimento e cresça como erva daninha em boa terra.

A Palavra só vem com a Sabedoria. Alcança a Sabedoria e alcançarás a Palavra.
 
Ame e compreenderás; a compreensão só acontece depois do amor.
 
Mabel Collins
https://paxprofundis.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário