Translate

quarta-feira, 15 de março de 2023

 O REAPARECIMENTO DE CRISTO

Parte I

Deus Transcendente, mais grandioso, mais vasto e mais includente que o mundo de Sua criação, tem sido universalmente reconhecido e, geralmente enfatizado; todos os credos podem afirmar com Shri Krishna – quando fala como Deus, o Criador – que, “havendo interpenetrado todo o universo com um fragmento de Mim Mesmo, Eu permaneço”. Este Deus Transcendente tem dominado o pensamento religioso de milhões de pessoas simples e espirituais, no decurso dos séculos, desde que a humanidade iniciou seu caminho para a divindade.

Lentamente, vai despertando a incipiente consciência da humanidade para a grande verdade paralela de Deus Imanente – divinamente interpenetrando todas as formas, internamente condicionando todos os reinos da natureza, expressando a divindade ingênita através dos seres humanos e, faz dois mil anos, tendo personificado a natureza dessa divina Imanência, na pessoa do Cristo. Hoje, como consequência desta Presença divina em manifestação, um novo conceito está penetrando na mente dos homens de toda parte: o do “Cristo em nós, a esperança de glória” (Col. 1, 27). Existe uma crescente e progressiva crença de que Cristo está em nós, como esteve no Mestre Jesus, crença que alterará os assuntos do mundo e a atitude do gênero humano em relação à vida.

A maravilhosa vida que viveu há dois mil anos permanece ainda conosco e não perdeu nada do seu frescor, pois é aspiração, esperança, estímulo e exemplo eternos. O amor que Ele demonstrou ainda influencia o mundo de pensamentos, se bem que relativamente poucos tenham intentado demonstrar a mesma qualidade de Seu amor – amor que leva, infalivelmente, ao serviço mundial, ao completo esquecimento de si mesmo e a uma vida radiante e magnética. As palavras que Ele pronunciou foram poucas e simples, e todos os homens as podem compreender, porém seu significado se perdeu nas tortuosas legitimações e discussões de São Paulo e nas extensas disputas dos comentaristas teológicos, desde que o Cristo viveu e nos deixou – ou o fez aparentemente.

Não obstante, o Cristo está hoje mais próximo da humanidade que em qualquer outro período da história humana; está mais próximo do que suspeita o anelante e esperançoso discípulo, e pode estar ainda mais, se o que aqui está escrito for compreendido e levado à atenção de todos os homens, porque Cristo pertence à humanidade, ao mundo dos homens, e não apenas à igreja e às crenças religiosas de todo o mundo.

Ao Seu redor – nesse Elevado Lugar da Terra onde tem sua morada – se acham hoje reunidos Seus grandes discípulos, os Mestres de Sabedoria, e todos Aqueles emancipados Filhos de Deus, que no transcurso das épocas têm passado da obscuridade à Luz, do irreal ao Real e da morte à Imortalidade. Estão dispostos a cumprir Seu mandato e obedecer ao Mestre dos Mestres e Instrutor de anjos e de homens. Os Expoentes e Representantes de todos os credos do mundo que estão sob Sua orientação, aguardam que se lhes permita revelar àqueles que lutam no caos dos assuntos mundiais e tratam de resolver a crise mundial, que não estão sós. Deus Transcendente está trabalhando por meio do Cristo e da Hierarquia Espiritual para trazer alívio; Deus Imanente em todos os homens está a ponto de ser plenamente reconhecido.

A grande Sucessão Apostólica de Conhecedores de Deus está hoje preparada para iniciar uma atividade renovada – a sucessão daqueles que têm vivido na Terra, têm aceitado a realidade do Deus Transcendente, descoberto a realidade de Deus Imanente, reproduzido em Suas próprias vidas as características divinas da vida crística (porque têm vivido na Terra como Ele o fez e faz), e “penetraram por nós detrás do véu, dando-nos um exemplo para que também nós sigamos Seus passos” e os dEles. Oportunamente, também nós pertenceremos a essa grande sucessão.

O Próprio Buda se acha também detrás do Cristo, no humilde reconhecimento da tarefa divina que Ele está a ponto de consumar, devido ao iminente dessa realização espiritual. Não somente são conhecedores de Seus Planos Aqueles que atuam, conscientemente, no Reino de Deus, mas também esses grandes seres espirituais, que vivem e moram na “Casa do Pai” e no “centro onde a vontade de Deus é conhecida”, estão mobilizados e organizados para ajudar em Seu trabalho. A linha espiritual da sucessão, desde o trono do Ancião dos Dias até o mais humilde discípulo (reunidos aos pés do Cristo), está empenhada, presentemente, na tarefa de ajudar a humanidade.

É quase chegado o grande momento pelo qual tão pacientemente Ele tem esperado. O fim “da era”, a que se referiu quando falava a Seu pequeno grupo de discípulos, já chegou (“Eis aí! Eu estou convosco até o fim da era”). Na atualidade, permanece e espera, sabendo que chegou o momento em que “verá o trabalho de Sua alma e será satisfeito”. (Isaías 53, 11).

https://www.encontroespiritual.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário