Translate

quinta-feira, 6 de março de 2008


CONVERSANDO COM DEUS - Parte XI
Neale Donald Walcsh
A verdade é que eu gostaria de fazer mais do que apenas sobreviver. Tenho sobrevivido todos esses anos e observo que ainda estou aqui. Mas gostaria que a luta pela sobrevivência terminasse. Vejo que apenas me arranjar no dia-a-dia ainda é uma luta. Eu gostaria de fazer mais do que apenas sobreviver. Gostaria de prosperar. Ter o suficiente para não me preocupar a respeito de onde virá o meu próximo centavo; não ter de me estressar apenas para pagar o aluguel ou a conta do telefone. Quero dizer, odeio ser tão materialista, porém, estamos falando da vida real, não da vida espiritual maravilhosa e romântica de que o Senhor descreve em todo esse livro. Não é tanto raiva, é mais frustração. Eu me dedico ao plano espiritual há mais de 20 anos e veja onde isso me levou. Estou à beira da falência! Agora acabei de perder meu emprego e parece que o fluxo de caixa parou novamente. Estou ficando cansado da luta. Tenho 49 anos e gostaria de um pouco de segurança na vida para poder dedicar mais tempo aos "assuntos de Deus", à "evolução da alma", etc... É aí que está o meu coração, mas não é onde a minha vida me permite ir ...
Bem você disse algo muito importante e acho que falou em nome de muitas pessoas quando partilhou essa experiência. Vou responder a sua verdade, uma frase de cada vez, para que possamos encontrar facilmente a resposta e analisá-la. Você não se dedica ao plano espiritual há 20 anos, mal chegou perto desse plano (a propósito, isso não é uma crítica, apenas uma constatação da verdade). Eu reconheço que durante décadas você o contemplou, entreteve-se com ele, experimentou-o de vez em quando ... mas só notei o seu verdadeiro interesse – o mais verdadeiro – compromisso com o plano espiritual recentemente. Vamos deixar claro que “dedicar-se ao plano espiritual” significa dedicar toda sua mente, todo o corpo e toda a alma ao processo de criar-se à imagem e semelhança de Deus. Esse é o processo de realização pessoal sobre o qual os místicos orientais têm escrito. É o processo da salvação ao qual grande parte da teologia ocidental tem se dedicado. Esse é um ato de consciência suprema praticado dia a dia, hora a hora e momento a momento. É uma nova escolha a cada instante. Uma criação contínua, consciente, com um objetivo. É usar os meios de criação com responsabilidade e intenção sublimes. Isso é “dedicar-se ao plano espiritual”. Há quanto tempo você se dedica a esse plano? Não vá de um extremo a outro e não seja tão severo consigo próprio. Você tem se dedicado a esse processo – de fato, mais do que imagina. Mas não o fazia há 20 anos ou algo perto disso. Contudo, a verdade é que o tempo aí não importa. Você está se dedicando ao plano espiritual agora? Isso é tudo que importa. Você pede que Eu veja “aonde isso o levou” e se descreve “à beira da falência”. Eu olho para você e vejo uma realidade muito diferente. Vejo uma pessoa que está à beira da riqueza! Você acha que foi recompensado com o esquecimento e Eu o vejo recompensado com o Nirvana. Mas, é claro, que muita coisa depende do que você considera como sua “recompensa” e do objetivo que pretende atingir com o seu trabalho. Se o objetivo da sua vida é obter o que chama de segurança, Eu entendo o porquê de você achar que “está à beira da falência”. Contudo, até mesmo essa avaliação é discutível, porque a Minha recompensa atrai para você todas as coisas boas – inclusive a experiência de se sentir seguro no mundo material, não importa as circunstâncias. Minha recompensa – o pagamento que você recebe quando “trabalha” para mim - fornece muito mais do que conforto espiritual. Você também pode ter conforto material. No entanto, a parte irônica de tudo isso é que, quando você experimenta o tipo de conforto espiritual que o Meu “pagamento” proporciona, a última coisa com que se preocupará é o conforto material. Nem o conforto material dos membros de sua família lhe atormentará mais; pois quando atingir o nível de consciência de Deus compreenderá que não é responsável por nenhuma outra alma humana, e que, embora seja louvável desejar que todas as almas vivam confortavelmente, cada uma delas deve escolher e está escolhendo seu próprio destino neste momento. Naturalmente não é um ato nobre maltratar ou destruir deliberadamente outra pessoa, é igualmente inadequado ignorar as necessidades daqueles que se tornaram seus dependentes. Seu trabalho é torná-los independentes; ensinar-lhes rapidamente a melhor maneira de tornarem-se independente, de como passarem a não depender de você. Porque você não é uma bênção para eles enquanto é necessário para sobreviverem, mas os abençoa verdadeiramente apenas no momento em que perceberem que é desnecessário. Do mesmo modo, o melhor momento para Deus é aquele em que você percebe que não precisa de um Deus. Eu sei, ficou indignado! Isso é o oposto de tudo que já lhe ensinaram. Seus mestres lhe falaram sobre um Deus rancoroso e ciumento que precisa se sentir necessário. E esse não é de modo algum um deus, mas um substituto neurótico para o que seria uma divindade.
O verdadeiro Mestre não é aquele que tem mais discípulos, porém aquele que forma mais Mestres. O verdadeiro líder não é aquele que tem mais seguidores, porém aquele que forma mais líderes. O verdadeiro rei não é aquele que tem mais súditos, porém aquele que confere dignidade real as pessoas. O verdadeiro professor não é aquele que tem mais conhecimento, porém aquele que o transmite a mais alunos. E o verdadeiro Deus não é Aquele que tem mais servos, mas Aquele que serve mais, tornando assim deuses todas as outras pessoas. Porque o objetivo e a glória de Deus é que os seus servos não sejam mais servos e, que todos saibam que Ele não é inatingível, mas inevitável. Gostaria que você pudesse compreender isso : A FELICIDADE DO SEU DESTINO É INEVITÁVEL. Você não pode deixar de ser “salvo”. Não existe inferno, a não ser o que provém do desconhecimento do fato. Então, agora como pai, marido e ente querido tente não tornar o seu amor uma cola que gruda, mas um ímã, que a princípio atrai, depois vira ao contrário e repele, para que aqueles que são atraídos não sintam necessidade de juntar-se a você para sobreviver. Nada poderia estar mais longe da verdade. Nada poderia ser mais prejudicial para eles. Deixe o seu amor impulsionar os seus entes queridos para o mundo – e para a experiência completa de quem são. Dessa forma você realmente os amará. O caminho do chefe de família é um grande desafio. Há muitas distrações, muitas preocupações terrenas. O místico não se preocupa com nada disso. Alguém lhe leva o pão, a água e a esteira onde se deitará. Assim, pode dedicar todo seu tempo à oração, à meditação e à contemplação do Divino. Como é fácil ver o Divino nessas circunstâncias! Ah, mas dê ao homem esposa e filhos! Veja o Divino em um bebê que precisa que lhe troquem as fraldas às três horas da manhã, em uma conta que precisa ser paga no primeiro dia do mês. Reconheça a mão de Deus na doença que tira a vida de uma esposa, no emprego que é perdido, na febre de uma criança, no sofrimento de um pai. Agora estamos falando de santidade. Eu entendo a sua fadiga. Sei que está cansado da luta. Mas Eu lhe digo que quando Me seguir, a luta terminará. Viva no espaço do seu Deus e todos os eventos se tornarão bênçãos.
Esse livro nos tem mostrado o tempo todo que as nossas escolhas são as diretrizes das nossas vidas. Diga-me o que deseja que lhe direi como será sua vida. Não há mais ninguém responsável pelas nossas vidas, exceto nós mesmos. Cada pensamento, cada sentimento, cada atitude movimenta as energias criadoras e o conseqüente resultado surge diante de nós. Convém, como dizem os grandes Mestres – que já experienciaram tudo isso – revisar continuamente pensamentos, sentimentos e atitudes. E não venha dizer que é impossível fazer isso. Para cada pensamento, sentimento e atitude que não corresponde ao mais elevado padrão de harmonia, temos o poder de reverter isso fazendo o oposto, para isso é necessário “orar e vigiar” sempre!. KyraKally

Nenhum comentário:

Postar um comentário