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domingo, 5 de fevereiro de 2023

MOMENTOS COM ALBERT SCHWEITZER

Procuremos, pois, todos nós,  transformar a gratidão sentida em gratidão manifesta. Então haverá mais sol sobre a terra e maior impulso para o bem.

O erro da Ética, até o momento, tem sido a crença de que só se deva aplicá-la em relação aos homens. O homem não será realmente ético, senão quando cumprir com a obrigação de ajudar toda a vida à qual possa acudir, e quando evitar causar prejuízo a qualquer criatura viva. Não perguntará, então, por que razão esta ou aquela vida merecerá a sua simpatia, como sendo valiosa, nem tampouco lhe interessará saber se, e a que ponto, ela for ainda suscetível de sensações. A vida como tal lhe será sagrada. Ele não arrancará folhas de árvores; não cortará flores; cuidará em não pisar em nenhum bicho. Nas noites de verão, ao trabalhar à luz da lâmpada, preferirá manter as janelas fechadas e respirar um ar viciado, a ver inseto após inseto cair na mesa com as asas queimadas. Ética nada mais é do que reverência pela vida. Um homem só é verdadeiramente ético, se obedecer à sua compulsão [interior] para ajudar toda a vida que ele é capaz de assistir, e se evitar ferir toda as coisas que vivem.

É destino de toda verdade ser objeto de ridículo, quando exposta pela primeira vez. Era considerado idiotice se supor que homens negros eram realmente seres humanos e tinham que ser tratados com tal. O que uma vez foi considerado estupidez foi reconhecido como verdade. Hoje em dia, é considerado exagero se proclamar constantemente o respeito por cada forma de vida, como sendo uma séria exigência de uma Ética racional. Mas, virá o dia em que as pessoas ficarão espantadas com o fato de que a raça humana existiu por tanto tempo, antes de reconhecer que lesar uma vida irrefletidamente é incompatível com a verdadeira Ética. Ética é, sem ressalvas, responsabilidade por tudo o que tem vida. 

Vivemos em uma época perigosa — o homem domina a Natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo. A tragédia da vida é o que morre dentro do homem enquanto ele vive. Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação – seja mineral, seja vegetal, seja animal – ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes. Muito pouco da grande crueldade mostrada pelos homens pode ser atribuída realmente a um instinto cruel. A maior parte dela é resultado de hábitos herdados ou da falta de reflexão.  

Com vinte anos, todos têm o rosto que Deus lhes deu; com quarenta, o rosto que lhes deu a vida; e com sessenta, o rosto que merecem.

Há duas espécies de ingenuidade: uma, que ainda não percebeu todos os problemas e ainda não bateu em todas as portas do conhecimento; e outra, de uma espécie mais elevada, que resulta da Filosofia que, tendo olhado dentro de todos os problemas e procurado orientação em todas as esferas do conhecimento, chegou à conclusão de que não podemos explicar nada, mas, que temos de seguir nossas convicções, cujo valor inerente nos fala de maneira irresistível.  

A quem me pergunta se sou pessimista ou otimista, respondo que o meu conhecimento é de pessimista, mas, a minha vontade e a minha esperança são de otimista. Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros – é a única. A nossa civilização está condenada porque se desenvolveu com mais vigor materialmente do que espiritualmente. O seu equilíbrio foi destruído. 

Os anos enrugam a pele, mas, renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma.

A quem o sofrimento pessoal é poupado deve se sentir chamado a diminuir o sofrimento dos outros.

Não devemos nos contentar em falar do amor para com o próximo, mas, praticá-lo.

Os únicos homens verdadeiramente felizes são os que buscam uma maneira de ser úteis aos outros.

Não há heróis da ação; só heróis da renúncia e do sofrimento.

Para nós, os grandes homens não são aqueles que resolveram os problemas, mas, aqueles que os descobriram.

Assim como o Sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal-entendidos, desconfianças e hostilidades.

Os únicos que serão realmente felizes são os que procurarem e encontrarem um meio de Servir.

O verdadeiro valor de um homem não pode ser encontrado nele mesmo, mas, nas cores e nas texturas que faz surgir nos outros.

Felicidade é nada mais do que boa saúde e memória ruim. O sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso. Quem ama o que faz será bem-sucedido.

O ser humano mal reconhece os demônios de sua criação.

O salgueiro que se curva à tempestade, frequentemente, escapa melhor que o carvalho que resiste à ela; e assim, em grandes calamidades, algumas vezes acontece de espíritos frívolos e levianos recuperarem sua elasticidade e presença de espírito mais rapidamente do que aqueles com caráter mais nobre.

Na medida em que vamos adquirindo mais conhecimento, as coisas se tornam menos compreensíveis e mais misteriosas. 

Do mesmo modo que a onda não pode existir só para si mesma, mas, como parte da superfície elevada do oceano, assim, nunca devemos viver nossa vida apenas para nós mesmos, mas, sempre interagindo com o que ocorre ao nosso redor.

Uma Ética que nos obrigue somente a nos preocupar com os homens e a sociedade não pode ter esta significação. Somente aquela que é universal e nos obriga a cuidar de todos os seres nos põe de verdade em contato com o Universo e a Vontade nele manifestada. 

O medo reina sobre a vida. Na vida de toda pessoa, de vez em quando, nosso Fogo Interno se apaga. Ele, então, é aceso, repentinamente, por outro ser humano. Deveríamos todos ser gratos por aquelas pessoas que reacendem nosso Espírito Interior.

A verdade não tem nenhuma hora especial para ela. Sua hora é agora e sempre.

Os ladrões nos exigem a bolsa ou a vida. Os médicos nos levam a bolsa e a vida.

A linguagem da verdade é simples.

Socorrendo, por exemplo, um inseto que se acha ameaçado, nada faço além de tentar restituir aos animais, em seu conjunto, um pouco da dívida de culpa, sempre renovada, que os homens contraíram em relação a eles.

Na situação em que nos encontramos, o que importa não é discorrer por símbolos, mas, abrir a boca e encher o mundo com os nossos gritos contra essa porcaria dos experimentos nucleares.

Descartes tomou por ponto de partida do seu pensamento a proposição: eu penso, logo eu sou [Dubito, ergo cogito, ergo sum. Duvido, logo penso, logo existo]. A escolha deste ponto de partida conduz irremediavelmente à via da abstração. Deste ato de pensamento fictício e sem conteúdo, não é possível deduzir uma proposição sobre as relações do homem consigo mesmo e com o Universo. Na realidade, o dado mais importante do pensamento tem um conteúdo. Pensar significa pensar alguma coisa. O dado mais imediato do pensamento humano formula-se assim: Eu sou vida que quer viver, rodeado de vida que quer viver. É como vontade de vida rodeada de vontade de vida que o homem se concebe a si mesmo, toda vez que ele medita sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia.

Parecia-me totalmente inconcebível que na minha oração vespertina eu não devesse orar senão pelos homens. É por este motivo que, quando a minha mãe havia rezado comigo e me havia dado o beijo da noite, eu proferia ainda, em segredo, uma oração que eu mesmo havia composto para todas as criaturas vivas. Ela dizia: «Bom Deus, protege e abençoa tudo o que respira, preserva do mal todos os seres vivos e fá-los dormir em paz.»

Desde que Schopenhauer me revelou, na minha juventude, o pensamento da Índia, este não cessou de exercer uma forte atração sobre o meu espírito. Além disto, sempre senti uma simpatia especial pela Ética Indiana, porque ela não se preocupa somente com as relações do homem com o seu semelhante e com a sociedade, mas, também, com a sua atitude para com todos os seres.  

Taoísmo Chinês: «Não matarás nenhum ser vivo e não farás mal a nenhum.» «Tu não consumirás nem a carne nem o sangue de nenhum ser vivo.»  Enquanto milhares de animais continuarem a ser maltratados, enquanto o lamento dos animais sedentos [e aterrorizados] nos vagões de carga não forem emudecidos, enquanto prevalecer tanta brutalidade nos matadouros, todos seremos responsáveis por todas estas crueldades! Tudo o que tem vida tem valor como um ser vivo, como uma manifestação do Mistério da Vida.

Unicamente a Ética Universal dos sentimentos da responsabilidade ampliada, extensiva a tudo aquilo que vive, pode se fundamentar sobre o pensamento. A Ética do Comportamento do homem para com os humanos não passa de um fragmento de Ética.

A consciência não se pode subtrair a uma Ética do Amor e do Respeito por toda e qualquer vida. Será necessário que a Filosofia abandone a antiga Ética de Limites estritamente humanos e reconheça o valor de uma Ética Global, ampliada para além do humano. Em compensação, os partidários do amor por toda e qualquer criatura devem medir bem as dificuldades que a sua ética levanta, e se decidir a não lançar um véu sobre os inevitáveis conflitos por que passa cada um de nós.

Toda violência tem em si mesma seu limite, porque, cedo ou tarde, produz a violência contrária que, mais cedo ou mais tarde, se igualará a ela, e, talvez, a sobrepuje. A bondade, porém, age por meios simples e constantes.

No tempo de hoje, em que a violência, sob a máscara da mentira, mais ameaçadora que nunca, ocupa o trono do mundo, não permaneço menos persuadido de que a verdade, a caridade, a indulgência, a mansidão e a bondade são forças superiores a qualquer outra força.
 

ALBERT SCHWEITZER – Pensamentos

 http://paxprofundis.org 

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