Translate

quinta-feira, 18 de abril de 2024

 A RELIGIÃO DO SÁBIO

A religião assumida pelo sábio não tem nome nem definição, não tem doutrina estabelecida nem crenças sedimentadas, não tem idolatria nem apologia. Estabelece-se constantemente em sua consciência e renova-se a cada momentum presente, acompanhando o movimento intermitente dos astros e da sua respiração. É um estado de constante fé e entrega à impermanência da Fonte. É autêntica presença espontânea na consciência do Todo [...] Não devemos rejeitar nenhuma forma de religião externa criada pelos homens. 

Há um propósito superior para seitas, igrejas, cultos e instituições organizadas. Apesar dos desvios dos ensinamentos e das práticas de vários grandes mestres, as religiões ainda trazem algum benefício para esta humanidade. A devoção é virtude. Não devemos excluir nenhuma experiência humana de busca. Tal ato confirma uma consciência imatura de separatividade. Com sabedoria e elevação do ser humano, brota em sua consciência interna a verdadeira religião. A compreensão de sua expressão oriunda da Fonte criadora e mantenedora da existência. Há uma unidade que permeia tudo [...] Hinduismo, Budismo, Cristianismo, Judaísmo, Xamanismo, Teosofia, Islamismo... podem ser vistos como caminhos separados, mas não os são. Todos eles são trilhas que levam a um mesmo ponto do caminho: tornar o homem um ser divino, uno. A separatividade se dissolve quando o homem alcança esta compreensão [...] 

Para uma consciência humana mais atualizada, pode ser mais confortável se utilizar a palavra Fonte ao invés de Deus. A palavra Deus pode arremeter a uma percepção coletiva masculina, positiva, externa e em separação da consciência humana. Por sua vez, Fonte desencadeia uma percepção mais neutra, geradora e mantenedora constante das realidades da vida. Atualmente, a palavra Deus desperta um apelo coletivo religioso, devocional e emotivo muito forte, tendo sido mitigado há milênios pela humanidade terrena desgastantemente.

A Fonte destitui padrões incorporados pelo subconsciente humano, dentro das suas inúmeras experiências Históricas vivenciadas pela esfera planetária da Terra a respeito e em torno da palavra Deus. Introduz também uma opção de abordagem diferente para a observação da consciência holística [...] A idolatria e o fanatismo religioso é uma das expressões do excesso humano. Qualquer excesso em qualquer área da ação humana promove desequilíbrios. O atual desequilíbrio sensível na humanidade da Terra é consequência de séculos de ignorância. O amor sabedoria é o fiel da balança do equilíbrio [...] 

As diversas religiões instituídas pelos homens, na Terra, são necessidades evolutivas enquanto encaminham o homem à sua divindade espiritual, e são involutivas enquanto se fecham em crenças e dogmas cristalizados que as fazem permanecerem separadas umas das outras. Enfim, todas as religiões originadas na Terra são elementos transitórios rumo à evolução cósmica da consciência una do ser maior, a Fonte [...] Em breve, todas as religiões conhecidas pela humanidade sucumbirão, paulatinamente, em decorrência de uma necessidade cósmica que urge para a Terra. Brotará do seio da consciência coletiva humana uma percepção de unidade com o todo, que transcenderá a atual condição religiosa separatista ainda em vigor. 

Uma desidentificação com os aspectos religiosos atuais emergirá. Todos perceberão a comunhão que sempre houve entre os ensinamentos de Jesus, Gautama, Moisés, Maomé, Apolônio de Tiana, Abraão, Krishna, Sathya Sai, Lao Tsé, Babaji, Maytrea, Yogananda, Pitágoras e tantos outros mestres de vida. O homem terreno perceberá a não necessidade de se prender, especificamente, a alguma religião determinada. Novas necessidades surgirão para a transcendência da atual raça humana. 

A nova religião não precisará de um nome, de uma definição, de cultos determinados, de crenças, de doutrinas, nem de um único mestre idolatrado. Será vivenciada diretamente pela consciência humana internamente desperta e dirigida ao cumprimento das virtudes cardinais rumo à perfeição. Um tempo de grande lucidez espiritual e abertura para as energias emanadas pela Fonte.

Do livro “VIA TERRA, caminhos da luz”, Horácio Netho
 http://www.confederacaointergalactica.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário